Gaudium news > Após atentado da Páscoa, cardeal do Vaticano visita Sri Lanka

Após atentado da Páscoa, cardeal do Vaticano visita Sri Lanka

Sri Lanka – Colombo (Quinta-feira, 23-05-2019, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, está em visita ao Sri Lanka.

Após atentado de Páscoa, cardeal do Vaticano visita Sri Lanka .jpeg

A visita deve durar três dias e acontece depois de ele ter ido à Tailândia, onde participou das comemorações do 350º aniversário do Vicariato Apostólico do Siam.

O cardeal traz consigo a proximidade e a solidariedade do Papa à comunidade católica cingalesa, barbaramente açoitada por atentados religiosos-terroristas perpetrados no último domingo de Páscoa. Ocasião em duas igrejas católicas foram duramente atingidas e que provocou a morte de 253 pessoas.

Os ataques foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmicol.

O encontro com as famílias das vítimas

Tendo chegado em Colombo pela manhã, o cardeal Filoni, acompanhado pelo arcebispo da cidade, cardeal Malcolm Ranjith Patabendige Don, presidiu a cerimônia de colocação da pedra fundamental de um refeitório, ao lado da Igreja de Santo Antônio, uma das igrejas atingidas pelo atentado.

O cardeal prefeito encontrou-se também com parentes das vítimas dos atentados, quando teve oportunidade de transmitir a eles o consolo e encorajamento do Papa.

Filoni reiterou o que disse Francisco na oração do Regina Coeli, na Segunda-feira do Anjo, quando falou de “atos desumanos” que atingiram a comunidade cristã reunida em oração, justamente no dia em que é celebrada a Ressurreição do Senhor.

Admiração pela reação dos cristãos

Segundo informações oriundas da diocese de Colombo, a reação dos católicos tem causado admiração pelo seu grande testemunho de Fé.

No país é de maioria budista existe também um forte contingente de seguidores de hinduístas e muçulmanos.

Os cristãos são uma minoria, contudo, todos admiram da atitude que tomaram.

Hoje as igrejas do Sri Lanka são mais frequentadas do que antes. Um testemunho público de participação nas celebrações, apesar dos receios de novos ataques. Algumas escolas católicas ainda não abriram suas portas, para crianças menores.

Ademais, na sociedade do Sri Lanka, verificou-se um aumento na estima pela comunidade cristã e pela Igreja Católica, em particular.

Visita à Igreja de São Sebastião

Hoje, 23 de maio, feira, 23, o cardeal visita a Igreja de São Sebastião, em Negombo, que também foi atingida pelos atentados na Páscoa.

Por ocasião da visita, o Purpurado presidirá a colocação da pedra fundamental da nova capela do cemitério e encontrará as famílias das vítimas.

O último dia da viagem do Cardeal , em 24 de maio, sexta-feira, será dedicada ao encontro com sacerdotes e religiosos.

O cardeal também pode encontrar-se com o presidente do Sri Lanka e depois com os bispos, com quem falou de missionaridade e formação. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas