Gaudium news > Mosteiro belga volta a elaborar cerveja após 200 anos

Mosteiro belga volta a elaborar cerveja após 200 anos

Bélgica – Grimbergen (Sexta-feira, 24-05-2019, Gaudium Press) A Abadia de Grimbergen, Bélgica, um histórico mosteiro cujo templo ostenta a dignidade de Basílica Menor, anunciou a recuperação da tradição monástica da elaboração da cerveja, um trabalho suspenso durante 200 anos por conta da destruição do Mosteiro durante a Revolução Francesa. A cerveja dos monges é tão célebre que inspirou um museu e um produto da Cervejaria Alken-Maes elaborado desde 1958.

Mosteiro belga volta a elaborar cerveja após 200 anos.jpg

O mosteiro, fundado em 1128, foi objeto dos ataques anticatólicos na anexação de Bruxelas após a Revolução Francesa, mas os monges conseguiram conservar a documentação sobre a elaboração da cerveja que garantiu seu sustento durante séculos. Os monges atuais tiveram que levar a cabo uma árdua tarefa de tradução do latim e o holandês antigo para poder estabelecer com precisão os ingredientes originais, os tipos de barris e garrafas, assim como os produtos elaborados pelos religiosos medievais.

“Queremos construir uma micro-cervejaria, em pequena escala e vinculada à tradição, no lugar onde se encontrava a cervejaria antes da Revolução Francesa”, anunciou o Padre Karel Stautemas, Subprior da Abadia. O lugar escolhido se encontra “exatamente onde a cervejaria histórica costumava estar. Quisemos fazer isto por um tempo. A cerveja sempre foi parte da vida na Abadia”. O produto final combinará as técnicas e ingredientes medievais com alguns processos atuais de elaboração de cerveja e se espera uma modesta produção para 2020.

Apesar do produto ter sido anunciado como a recuperação de uma tradição religiosa, para a venda principalmente local e como sustento do Mosteiro e de obras sociais, a notícia despertou grande interesse internacional. O comunicado dos monges foi reproduzido por meios de comunicação em vários países da Europa e América, devido ao auge da cervejaria artesanal. Os monges de Grimbergen, longe de querer converter-se em funcionários de uma indústria, planejam alcançar uma produção de 10 mil hectolitros por ano, o que é uma cifra notavelmente menor aos 1,5 milhão de hectolitros de cerveja tipo Grimbergen que são elaborados atualmente no mundo e inferior à produção de outras abadias. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas