Gaudium news > Os museus eclesiásticos refletem a santidade do Povo de Deus, diz Papa

Os museus eclesiásticos refletem a santidade do Povo de Deus, diz Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-05-2019, Gaudium Press) Em Audiência particular realizada nesta sexta-feira, 24/05, o Papa Francisco recebeu membros da Associação dos Museus Eclesiásticos da Itália.

No encontro o Papa cumprimentou a todos os presentes, mas, não falou. Ele fez apenas uma rápida saudação e entregou seu discurso, preparado de antemão, à Presidente.

Os museus eclesiásticos refletem a santidade do Povo de Deus, diz Papa-Foto Vatican News.jpeg

Numa breve saudação, disse Francisco:

“Agradeço a senhora Presidente pelas suas palavras…. bom dia a todos!

Agora eu teria que fazer um discurso a vocês, mas neste momento, na Sala Paulo VI, mais de 5.000 pessoas estão me esperando: se faço o discurso para vocês, eles ficarão sentidos pela demora e não poderei cumprimentar a todos… gostaria de cumprimentar todos vocês, um a um…

Por isso, entregarei o discurso à Presidente, tiraremos algumas fotos e começarei a cumprimentar a partir da segunda fila, porque a primeira já cumprimentei”.

Museus Eclesiásticos: reflexos da santidade do Povo de Deus

No discurso preparado o Papa inicia recordando a importância dos museus “na integração da história e da cultura de um determinado lugar”.

Ao falar da particularidade dos museus eclesiásticos disse:

“Os museus são obras que representam o rosto da Igreja, a sua fecundidade artística e artesanal, a sua vocação de comunicar uma mensagem que é a Boa Nova.”

” Uma mensagem que deve ser para todos, não para poucos eleitos. Todos têm direito à cultura bela! “

Depois de comentar sobre a formação e a atualização como troca de experiências com outros museus, o Papa reiterou a importância do diálogo com os artistas contemporâneos, explicando que “é um trabalho ‘de fronteira’, indispensável para continuar o diálogo que a Igreja sempre teve com os artistas”.

Por fim o Pontífice recorda que “os museus eclesiásticos são também reflexos da santidade do Povo de Deus. É fascinante esta perspectiva!

(…) A santidade é a beleza mais verdadeira da Igreja, uma beleza que dá sentido e pleno valor ao serviço à Igreja e na Igreja”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas