Gaudium news > Milhares de devotos celebram Nossa Senhora de Caravaggio no Rio Grande do Sul

Milhares de devotos celebram Nossa Senhora de Caravaggio no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul – Farroupilha (Terça-feira, 28-05-2019, Gaudium Press) No último final de semana, 25 e 26 de maio, milhares de fiéis se reuniram no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, Rio Grande do Sul, para celebrar sua Santa padroeira.

Milhares de devotos celebram Nossa Senhora de Caravaggio no Rio Grande do Sul 1.jpeg

A 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio contou com a expressiva participação de 130 mil devotos, que compareceram ao Santuário Diocesano para participar dos dois dias de festa. Alguns devotos, provenientes de outras cidades do Rio Grande do Sul, chegaram a caminhar 20 quilômetros para chegar ao local.

Segundo os organizadores, só no domingo, 26, por volta de 80 mil romeiros participaram da maratona de celebrações, que contaram com uma Romaria, uma Procissão e uma Santa Missa com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

Ao longo de toda a manhã, a imagem de Nossa Senhora, posicionada ao lado do altar, foi tocada por milhares de fiéis que pediam sua bênção ou agradeciam por graças alcançadas.

Milhares de devotos celebram Nossa Senhora de Caravaggio no Rio Grande do Sul 2.jpeg

Às 10h30, Dom Alessandro Rufinoni, Bispo de Caxias do Sul, presidiu a Missa Campal, que neste ano contou com a presença do Bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto e do governador Eduardo Leite. Em sua homilia, o prelado reforçou o lema da 140ª edição da Romaria, “Com Maria, a Mãe de Jesus, pela Cultura do Encontro”, ressaltando a importância do encontro para o bem da comunidade.

Além disso, Dom Rufinoni também destacou a participação dos jovens, através dos quais se mantém viva a presença de Deus entre o povo. “A presença de tantos jovens no meio de tantos romeiros mostra que Cristo vive. E é por isso que o Papa Francisco nos diz que é preciso fazer como Jesus fez: não só ver, mas olhar. Não apenas ouvir, mas escutar. Não só cruzar pelas pessoas, mas deter-se a elas, dedicar tempo ao outro”, destacou.

Após a celebração Eucarística, os devotos participaram da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que percorreu a Esplanada levada por moradores da comunidade. Um véu branco e extenso passou de mão em mão entre os fiéis.

Milhares de devotos celebram Nossa Senhora de Caravaggio no Rio Grande do Sul 3.jpeg

Pelo menos 16 padres celebraram as Santas Missas, que ocorreram ao longo dos dois dias de hora em hora, sendo a primeira às 06h e a última às 17h. Os celebrantes contaram com a ajuda de mais de 40 Ministros da Eucaristia.

Contabilizando as pré-romarias e outros eventos preparatórios à Romaria de Caravaggio, a organização do evento estima que o número de devotos que visitaram o Santuário ultrapassou 200 mil pessoas desde a metade de abril. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas