Gaudium news > Todo batizado é chamado a ser missionário, diz Cardeal Filoni

Todo batizado é chamado a ser missionário, diz Cardeal Filoni

Cidade do Vaticano (Quinta-Feira, 30-05-2019, Gaudium Press) A Assembleia Geral dos Diretores Nacionais das “Pontifícias Obras Missionárias – POM” está sendo realizada em Sacrofano desde o dia 27 deste mês e deve prosseguir até a próxima sexta-feira, 1º de junho.

Todo batizado é chamado a ser missionário, diz Cardeal Filoni-Foto Vatican Newa.jpg

Como se sabe, as Pontifícias Obras Missionárias são uma grande realidade eclesiástica difundida em todo o mundo, que sustenta o Papa na oração pelas missões e anima e apoia materialmente as jovens Igrejas.

Ontem, quarta-feira, na Basílica Vaticana de São Pedro, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, presidiu a celebração de uma Santa Missa com a presença dos participantes da Assembleia.

Na ocasião, o Cardeal fez uma homilia inspirando-se Ascensão de Jesus ao Céu e no mandato missionário confiado aos apóstolos.

A Missa foi concelebrada por vários bispos e sacerdotes com a presença de aproximadamente 120 diretores nacionais das POM.

Quando se inicia a missão da Igreja

Em suas palavras, o Cardeal Filoni recordou que “O evento da Ascensão nos fala sobre aquele momento particular que conclui a vida terrena de Jesus e abre o capítulo da missão da Igreja”.

Aqui se inicia a Missão da Igreja.

Bênção de Jesus acompanha a Igreja ao longo dos séculos

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, recordou as palavras do evangelista são Lucas ao falar da “grande alegria inextinguível” que acompanhou os discípulos que voltavam a Jerusalém após a Ascensão de Jesus.

Explicou o Purpurado que “a partir daquele momento, começa para eles uma nova aventura, na qual a bênção de Jesus os acompanha. A bênção que sempre acompanha a Igreja ao longo dos séculos”.

Continuando, o Cardeal Filoni insistiu no significado desta bênção que os sacerdotes sempre devem conceder aos fiéis: ela “leva consolação nas dificuldades e perseguições”.

Todo batizado é chamado a evangelizar

O Cardeal ainda recordou aos membros dos POM que “na Ascensão, os discípulos recebem o mandato de pregar a todos os povos, a perdoar os pecados e levar a redenção a quem o espera”.

Para o Cardeal Prefeito, este mandato leva “bispos, sacerdotes e todos os batizados a serem missionários e evangelizadores”, porque o batismo “nos capacita a anunciar e pregar o Evangelho a todos os povos”.

A alegria de anunciar o evangelho

Finalizando, o Cardeal Fernando Filoni cita a Evangeli Gaudium encorajando os diretores das POM de todo o mundo a “vivificar a alegria do anúncio do Evangelho”, e cita também palavras de Paulo VI ao descrever a expectativa pelo reencontro com Jesus:

“Jesus permanece invisível para nós hoje, mas está vivo e presente na fé, Jesus é invisível, mas não ausente”. “E na espera da fase da visibilidade que a Igreja é chamada a evangelizar e a anunciar com o Espírito Santo que a acompanha”, disse ao concluir. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas