Gaudium news > Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada mundialmente

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada mundialmente

República Checa – Praga (Sexta-feira, 31-05-2019, Gaudium Press) O Menino Jesus de Praga, a bela imagem de Jesus infante, de uns 47,5 centímetros de altura, que se encontra na igreja de Santa Maria da Vitória, é uma das imagens do pequeno salvador com maior devoção no mundo. Deste lugar, a diferentes rincões do globo, se estendeu sua devoção, fervor que no próximo dia 02 de junho terá um momento importante com a Festa Mundial ao Milagroso Menino Jesus de Praga.

A comemoração, que ocorre todos os anos no primeiro domingo do mês de junho, coincide nesta oportunidade com a solenidade da Ascensão do Senhor. Em outros países a celebração se realiza no dia 25 de janeiro.

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada mundialmente 1.jpg

A imagem, que foi elaborada em cera, mostra ao Menino Jesus vestido como rei e coroado. Com sua mão direita abençoa e com a esquerda sustenta um globo, que representa o universo. A figura é visitada ano após ano por centenas de devotos em um precioso altar situado ao lado direito da igreja de Santa Maria da Vitória. Ali o Divino Menino se encontra em meio de duas imagens banhadas à ouro: a de Maria e José.

Ilustres peregrinos

Ilustres peregrinos visitaram o Santuário do Menino Jesus de Praga. Um deles foi o Papa emérito Bento XVI, que visitou o templo de Santa Maria da Vitória no dia 26 de setembro de 2009, e coroou a imagem, e dedicou a Ele uma oração na qual confiou todas as famílias do mundo.

“Pensemos em todas as famílias do mundo e invoquemos do Menino Jesus o dom da unidade e a concórdia para todas elas. Pensemos sobretudo nas mais jovens, que tem que fazer tantos esforços para dar aos seus filhos segurança e um porvir digno. Rezemos pelas famílias em dificuldade, provadas pela enfermidade e a dor, pelas quais estão em crise, separadas ou feridas pela discórdia e a infidelidade. Confiemos todas ao Santo Menino de Praga, sabendo o importante que é sua estabilidade e sua concórdia para o progresso da sociedade e o futuro da humanidade”, disse Bento XVI.

A origem de sua devoção

A história do Menino Jesus de Praga tem suas origens na Espanha a partir do século XVI com a duquesa Maria Manrique de Lara, que ao contrair matrimônio com o cavaleiro boêmio Vratislav de Pernstejn, levou consigo a preciosa imagem à sua nova casa em Praga. Tempos depois, no ano de 1628, sua filha, a princesa Polyxena, presenteou a imagem ao Convento dos Carmelitas Descalços de Malá Strana.

No convento a imagem começa a ser venerada pelos carmelitas, mas sofre as consequências da guerra dos Trinta anos, quando os saxões invadem a cidade e saqueiam os lugares de culto. A efígie do pequeno Jesus teve suas mãos destroçada. Com o tempo fica esquecida entre os escombros.

Passados os anos, e graças à intervenção do sacerdote carmelita Padre Cirilo, a imagem é restaurada, convertendo-se novamente em objeto de devoção, atribuindo-lhe a ela muitos milagres.

O Santuário do Menino Jesus em Arenzano, Itália

É graças ao Santuário do Menino Jesus de Praga em Arenzano que a devoção ao Divino Infante se estende pelo mundo. O culto chegou à esta cidade italiana no ano de 1900 com um quadro que permanecia exposto na igreja local dos Padres Carmelitas. Muitos se dos que aproximavam do quadro pouco a pouco se viram beneficiados por graças especiais.

Festa do Menino Jesus de Praga é celebrada mundialmente 2.jpg

Alguns anos depois, em 1902, o quadro foi substituído por uma imagem, de tamanho muito parecido à venerada em Praga. Devido ao crescente número de devotos que se aproximavam para venerar a imagem, foi necessário a construção de um Santuário, sendo inaugurado no ano 1908. A imagem foi solenemente coroada em 1924 pelo Cardeal Rafael Marry Del Val então enviado pelo Papa Pio XI. Este mesmo pontífice concede ao Santuário italiano o título de Basílica.

Hoje o templo é visitado todos os anos por milhares de peregrinos que chegam a venerar a imagem do Menino Jesus de Praga. No lugar, a cada dia 25 do mês, se desenvolve uma celebração especial ao pequeno Jesus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas