Gaudium news > Na Romênia, Papa encerra o primeiro dia da Visita na Catedral de Bucareste

Na Romênia, Papa encerra o primeiro dia da Visita na Catedral de Bucareste

Bucareste – Romênia (Sexta-feira, 31-05-2019, Gaudium Press) O primeiro dia do Papa Francisco na Romênia foi encerrado com a celebração de uma Missa na Catedral Católica de São José, em Bucareste.

Na Romênia, Papa encerra primeiro dia da Visita na Catedral de Bucareste.jpeg

Durante a homilia, Francisco afirmou para as centenas de fiéis que lotavam o templo no dia da Visitação de Nossa senhora:

“Contemplar Maria permite-nos estender o olhar sobre tantas mulheres, mães e avós destas terras que, com sacrifício sem alarde, abnegação e empenho moldam o presente e tecem os sonhos do futuro. Numa doação silenciosa, tenaz e despercebida”.

O Pontífice quis destacar o papel das mulheres na construção do futuro e pôs no centro de sua reflexão feita para a minoria de católicos -cerca de 7% da população do país- em três expressões:
“Maria caminha, Maria encontra, Maria rejubila”.

Francisco falou das várias viagens realizadas pela Virgem Maria afirmando que “nunca foram caminhos fáceis, exigiram coragem e paciência”.

Pai, Salvador, Poderoso

Mais na frente, Francisco afirmou que “o problema da fé é a falta de alegria”, que encerra as pessoas em si próprias e leva a esquecer Deus, “Pai, salvador e poderoso”.

E, em seguida, numa referência discreta ao comunismo, convidou os presentes: “Pensemos nas grandes testemunhas destas terras! Pessoas simples, que confiaram em Deus no meio das perseguições.

Não colocaram a sua esperança no mundo, mas no Senhor, e assim continuaram em frente”.

Desafio

Ao encerrar suas breves palavras, o Papa desafiou os católicos a serem “promotores duma cultura do encontro que desminta a indiferença e a divisão e permita a esta terra cantar, com força, as misericórdias do Senhor”.

Sábado

No sábado, Francisco vai a Bacau, na região da Moldávia. Ali, por volta das 11h30 locais, preside à Missa no Santuário de Sumuleu-Ciuc, muito visitado e destino histórico de peregrinações para os católicos de língua húngara da Roménia e também de outros países; a celebração vai contar com a presença do presidente da Hungria, Janos Ader. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas