Gaudium news > Papa nomeia novo Presidente para a Academia Pontifícia de Teologia

Papa nomeia novo Presidente para a Academia Pontifícia de Teologia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-06-2019, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 03, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou o novo Presidente da Pontifícia Academia de Teologia.

Dom Ignazio Sanna, Arcebispo emérito de Oristano (Itália) e Académico ‘ad honorem’ da mencionada Academia Pontifícia, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir esta função, sucedendo assim a Réal Tremblay, Professor emérito da Fundação Alfonsiana.

Papa nomeia novo Presidente para a Academia Pontifícia de Teologia.jpeg

Dom Ignazio Sanna

Nascido na Itália no dia 20 de fevereiro de 1942, Ignazio Sanna foi ordenado sacerdote no dia 11 de março de 1967. Em 1983 foi nomeado capelão de honra de Sua Santidade. Desde o dia 27 de novembro do ano 2000 foi membro ordinário da Pontifícia Academia de Teologia e de 2004 a 2006 foi membro ordinário da Comissão Teológica Internacional. No dia 22 de abril de 2006 foi designado Arcebispo de Oristano, cargo que exerceu até o dia 04 de maio deste ano quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia por ter superado o limite de 75 anos de idade para o serviço episcopal.

Pontifícia Academia de Teologia

A Pontifícia Academia de Teologia se dedica à formação dos teólogos. Sua missão é promover o diálogo entre a Fé e a Razão, além de aprofundar a doutrina cristã seguindo as instruções do Papa. A tarefa dos acadêmicos é “apresentar a inteligência da Revelação e o conteúdo da Fé”.

Instituída canonicamente no dia 23 de abril de 1718, através de uma carta assinada pelo Papa Clemente XI, a Academia foi posteriormente apoiada e fortalecida para o trabalho dos Papas Bento XIII, Clemente XIV, Gregório XVI e João Paulo II. Os dois últimos Papas renovaram seus estatutos em 26 de outubro de 1838 e 28 de janeiro de 1999, respectivamente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas