Gaudium news > Discurso inédito de João Paulo II é publicado na Polônia

Discurso inédito de João Paulo II é publicado na Polônia

Varsóvia – Polônia (Terça-feira, 04-06-2019, Gaudium PressOs católicos poloneses comemoram a celebração do 40º aniversário da primeira viagem do Papa João Paulo II à sua terra, natal, a Polônia. As comemorações serão realizadas entre o dias 2 a 10 de junho. As dioceses polonesas, bem como instituições públicas preparam numerosos eventos, para comemorar a data.

A Conferência Episcopal Polonesa dará, a público pela primeira vez, o discurso feito pelo Papa Wojtyla quando pronunciado para o Conselho Geral da Conferência Episcopal Polonesa, em Jasna Gora, em 1979.

gaudiumpress_GK.JPG

O Centro de Pensamento de João Paulo II, durante a coletiva de imprensa sobre as celebrações do jubileu, apresentou extensos fragmentos do discurso inédito proferido por São João Paulo II, quando do encontro fechado com o Conselho dos bispos Poloneses. Comentaristas dizem que o texto é extraordinário e permite compreender as mudanças que vieram acontecer na Polônia e Europa Central e Oriental.

Afirma o Papa ao bispos em 1979: “Lembre-se de que a Igreja polonesa tem uma posição global, quer queira ou não. O fato de o papa ter sido escolhido da Polônia é apenas uma prova disso. No pensamento da Igreja na Polônia, este problema deve estar constantemente presente: Por que as experiências da Igreja na Polônia se tornaram necessárias para toda a Igreja? A Igreja na Polônia tornou-se e ainda é necessária, e em dimensões universais – ao sul, ao norte – em toda parte “.

SanJuanPabloII_StefanWyszynskiy_LOsservatoreRomano_20102017.jpg

O arcebispo Stanislaw Gadecki, presidente da Conferência Episcopal da Polônia, afirmou que a ação do Espírito Santo fez-se presente, nessa primeira peregrinação de São João Paulo II, e isso “indica-nos que o clamor pela vinda do Espírito Santo não se refere ao passado , mas isso é sempre atual. Ele orou assim e os frutos de suas orações foram transformações na Europa e no mundo. Este é um exemplo para nós que devemos continuar orando pela Polônia e pela nossa nação, mesmo que agora vivamos em liberdade “, concluiu.

A primeira visita do Papa João Paulo II à Pátria aconteceu nos dias 2 a 10 de junho de 1979. O papa visitou então Varsóvia, Gniezno, Czestochowa, Cracóvia, Kalwaria Zebrzydowska, Wadowice, Oswiecim e Nowy Targ.(PJS)

Da Gaudium Press com informações Bishops’Conference

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas