Gaudium news > Corpus Christi: Santuário do Coração de Jesus prepara celebração em Vera Cruz

Corpus Christi: Santuário do Coração de Jesus prepara celebração em Vera Cruz

Vera Cruz (SP) (Terça-feira, 04-06-2019, Gaudium Press) Já fazem 82 anos que a comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, interior do Estado de São Paulo, tradicionalmente prepara com esmero a celebração de Corpus Christi.

Neste ano, a celebração será no dia 20 de junho e os já tradicionais enfeites que ornamentam as ruas da cidade deverão ter como enfoque o tema: “Família, nosso alicerce”.

O convite para a participação do tradicional evento religioso está sendo promovido pelo pároco e reitor do Santuário, Padre Marcos Ortega.

Tapetes de Corpus Christi

Em Vera Cruz, desde 1937, as ruas são transformadas em grandes e belos tapetes coloridos para que sobre eles passe a procissão de Corpus Christi.

Corpus Christi preparação 1 (2).jpg

Ao longo de oito quarteirões os tapetes são montados. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade.

Segundo os organizadores, neste ano serão utilizados mais de 3.000 sacos de serragem de variadas cores; mais de 250 caixas de pó de xadrez, cerca de 40 sacos de cal, e 3 caminhões de areia, além de outros materiais a serem utilizados nos desenhos que formam o gigantesco tapete.

Iniciada a preparação

O trabalho de preparação teve início há algum tempo com a definição do tema, desenhos que serão aplicados e materiais que serão utilizados.

No dia da Festa de Corpus Christi, a comunidade inicia seu trabalho de decoração por volta das 06h00, num trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para a visitação do público que é sempre por volta das 11h00.
Missa, Procissão e Bênção

A missa solene será realizada às 15 horas, na praça e logo após a celebração, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas para receber o Santíssimo Sacramento.

As comemorações religiosas são encerradas com a solene Bênção do Santíssimo, realizada em frente ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Benção Santissimo 1 Corpus Christi.jpg

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A festa foi instituída com intuito de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Essa Festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano, dentro do calendário católico que o Santíssimo Sacramento deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando os fiéis.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do Ostensório com o Santíssimo exposto. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas