Gaudium news > Reaberta Matriz de Santo Antônio, no Recife, Pernambuco

Reaberta Matriz de Santo Antônio, no Recife, Pernambuco

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 04-06-2019, Gaudium Press) O domingo, 02 de junho marcou a reabertura da igreja do Santíssimo Sacramento, no centro do Recife e estava fechada há quatro anos para reformas.
A igreja fica localizada no bairro de Santo Antônio e por isso é conhecida como Matriz de Santo Antônio.

Reaberta Matriz de Santo Antônio no Recife.jpeg

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa, que foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito; pelo pároco do Santíssimo Sacramento, dom Marcelo Gomes; pelo pároco de São Lucas, frei Paulo Luís; pelo diretor espiritual do Seminário Propedêutico, padre Flávio José; e pelo comunicador e educador salesiano, Pe. João Carlos Ribeiro.

Dom Fernando Saburido

“É uma felicidade entregar a igreja de volta para a comunidade”, disse dom Fernando. “Vemos neste retorno a oportunidade de trabalhar algumas pastorais dirigidas às pessoas que trabalham e circulam pela avenida Dantas Barreto, no centro da cidade, oferecendo a mais irmãos a Palavra e a misericórdia de Deus”, comentou.

A alegria do arcebispo era notória ao cumprimentar os que foram prestigiar o momento e participar da celebração, que teve decoração especial e música própria para a ocasião.

O Domingo da Ascensão coincide com o Dia Mundial das Comunicações. A comemoração foi lembrada pelo arcebispo durante a homilia:
“Antes de subir ao céu, Jesus deu aos cristãos a missão de ir pelo mundo e evangelizar, fazendo-nos, portanto, comunicadores do Evangelho”, afirmou.

Reaberta Matriz de Santo Antônio, no Recife.jpg

Matriz de Santo Antônio

A igreja foi construída no século XVIII, entre os anos de 1752 e 1790, onde antes existia uma casa de pólvoras dos holandeses.

A arquitetura de estilo barroco é um convite à oração, com altares laterais, imagens centenárias e sacadas.

De outubro de 2014 a dezembro de 2018, foram feitos reparos na coberta e trocas de instalações elétricas e hidráulicas; foram instaladas rampas de acesso e luminárias; a pintura foi refeita e as pedras de cantaria em torno das portas e sacadas foram limpas.

O pároco contou que a comunidade estava ansiosa pela reabertura da igreja: “Os olhos das pessoas brilhavam quando eu anunciava a data: 02 de junho”, disse dom Marcelo.

Não era para menos:

A igreja do Santíssimo Sacramento, reaberta, voltou a ser uma das mais belas do Recife.
Um convite à oração – um respiro no dia a dia comercial do centro da cidade. (JSG)

(Com informações e fotos Pascom AOR)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas