Gaudium news > Papa convoca reunião de Núncios no Vaticano

Papa convoca reunião de Núncios no Vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-06-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco, pela terceira vez em seu pontificado, convocou todos os Núncios Apostólicos e seus observadores diplomatas permanentes para uma reunião no Vaticano.

Papa convoca reunião de Núncios no Vaticano. Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

A primeira dessas reuniões foi convocada por Francisco em 2013, a segunda em 2016 e agora acontecerá o terceiro encontro com os representantes diplomáticos do Vaticano.

Já foram confirmadas para a reunião as presenças de 98 Núncios Apostólicos e 5 observadores permanentes, um total de 103 diplomatas.

O anúncio foi feito pela Sessão da Secretaria de Estado do Vaticano que é responsável pelos Diplomatas e que foi encarregada da preparação e coordenação do evento a ser realizado entre os dias 12 e 15 deste mês de junho.

Agenda e Programa

O Encontro será iniciado pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin com uma Missa de abertura no dia 12 de junho;

No dia 13 de junho, o Papa Francisco receberá em Audiência todos os participantes em uma Audiência quando está programado o pronunciamento de um discurso do Pontífice.

Para o dia 15/06, último dia do Encontro, foram também convidados 46 Núncios Apostólicos já aposentados.

Atividades Concernentes

Estão programados encontros com Superiores da Secretaria de Estado, além de conferências de atualização sobre questões relativas ao âmbito eclesial nos dias de hoje, sobre a colaboração internacional e sobre o diálogo inter-religioso.

Ainda na agenda do evento, são previstos contatos com Chefes de Dicastérios da Cúria e Embaixadores credenciados junto à Santa Sé e que residam em Roma.

Algumas sessões de trabalho serão realizadas em grupos divididos por continentes.

Momentos de espiritualidade

O Encontro dos diplomatas terá momentos de espiritualidade significativos.

Haverá participarão deles na concelebração eucarística com o Papa na Capela da Casa Santa Marta e todos farão conjuntamente suas orações na Capela Sistina.

O encerramento do Encontro dos Núncios será na Casa Santa Marta no dia 15 de junho com um almoço no qual o Papa estará presente. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas