Gaudium news > Papa Francisco exige obediência e discrição aos seus representantes diplomáticos

Papa Francisco exige obediência e discrição aos seus representantes diplomáticos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-06-2019, Gaudium Press) Atendendo a uma convocação do Vaticano, uma centena de representantes diplomáticos da Santa Sé encontra-se em Roma.

Papa Francisco exige obediência e discrição aos seus representantes diplomáticos-Foto Vatican News.jpeg

Eles são diplomatas vaticanos em todo o mundo que o Papa recebeu hoje (13/06) em Audiência para recordar-lhes os deveres de “obediência”, lealdade e discrição, no desempenho das suas funções.

Antes do encontro com o Pontífice, -que durou duas horas e que foi realizado a portas fechadas-, foi distribuído aos diplomatas um texto -depois divulgado pelo Vaticano- onde pode-se ler que “É, por isso, inconciliável ser representante pontifício e criticar o Papa, pelas costas, ter blogues ou mesmo unir-se a grupos hostis a ele, à Cúria e à Igreja de Roma”.

O documento desafia os núncios, que, como se sabe, são os embaixadores da Santa Sé, a evitar qualquer situação de potencial “fraude” e a rejeitar as “calúnias”.

Ainda no encontro realizado pelo Papa com os diplomatas da Santa Sé, Francisco pede também atenção a presentes que possam ter um valor excessivo, desejando que os representantes da Santa Sé não procurem luxo ou roupas “de marca”, em particular quando desempenham funções junto de pessoas que vivem sem o mínimo necessário.

O texto distribuído ainda destaca que um diplomata não é um mero “funcionário” do Papa ou da Santa Sé, e que, por isso, deve cultivar uma vida de oração.

Os 103 representantes pontifícios (98 núncios apostólicos e cinco observadores permanentes) deverão estar no Vaticano até o próximo sábado, dia 15, para uma série de encontros com o Papa e seus colaboradores, numa iniciativa que costuma acontecer a cada três anos. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas