Gaudium news > Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM finaliza encontro na Argentina

Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM finaliza encontro na Argentina

Buenos Aires (Sexta, 30-10-2009, Gaudium Press) Termina nessa sexta (30) o encontro promovido pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) com representantes das seções de Liturgia, Catequese, Missão Ad Gentes, Piedade Popular e Santuários das Conferências da América Latina. O evento teve início na última segunda, dia 26, na sede das Obras Missionárias Pontifícias de Buenos Aires, na Argentina.

O objetivo do encontro era alcançar uma maior integração entre as seções do Departamento de Missão e Espiritualidade com os correspondentes departamentos das Conferências Episcopais. A metodologia consta de palestras com especialistas das seções em questão, de trabalhos em grupos, partilha de experiências e celebrações.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala, outro objetivo do encontro era “trabalhar os pontos e projetos comuns em uma linha de transversalidade a partir da proposta da Missão Continental e o desafio de uma conversão pastoral”.

Segundo a organização do evento, durante a reunião final será produzido um texto motivador para ajudar na dinamização da Missão Continental e seguir o caminho de uma verdadeira conversão pastoral.

O encontro é coordenado pelo arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam, dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, e pelo secretário executivo, frei Carlos Rockenbach.

Do Brasil, estão participando o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering, o bispo de São José do Rio Preto (SP), dom Paulo Mendes Peixoto, o bispo de Osório (RS), dom Jaime Kohl, o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, Pe. Daniel Lagni, e o assessor de música litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. José Carlos Sala.

Segundo dom Juventino Kestering, essa “integração do Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam, catequese, religiosidade popular e liturgia” é um sinal de “comunhão e avanço à Missão Continental na perspectiva de novos caminhos para a evangelização dos nossos povos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas