Gaudium news > Falta de Fé dos fiéis gera exorcismos mais lentos e menos eficazes, diz sacerdote

Falta de Fé dos fiéis gera exorcismos mais lentos e menos eficazes, diz sacerdote

Austrália – Sidney (Segunda-feira, 17-06-2019, Gaudium Press) O Padre John Corrigan, sacerdote da Diocese de Ballarat na Austrália, assistiu ao recente curso sobre Exorcismo em Roma. Em um artigo para o informativo ‘The Catholic Weekly’, o presbítero destacou a bondade do estudo da pastoral associada ao ministério de Exorcismo, mas assinalou uma “crise de Fé” nos fiéis de hoje que dificulta o trabalho de combater a ação do maligno, prolongando a duração dos exorcismos.

Falta de Fé dos fiéis gera exorcismos mais lentos e menos eficazes, diz sacerdote.jpg

“Há dois erros iguais e opostos que as pessoas cometem sobre os demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar, e sentir um interesse excessivo e doentio neles”, indicou o sacerdote, que destacou que existam espaços de formação nos quais se tome a sério a existência e ação do demônio e ao mesmo tempo se preserve a sobriedade ao analisar este desafio. Por esse motivo aconselhou replicar de maneira local este tipo de espaços de formação para os fiéis.

Sobre as lições aprendidas em sua participação, o Padre Corrigan destacou uma pergunta formulada durante uma das sessões. Um dos presentes lamentou que em alguns casos uma pessoa requer de 12 a 18 meses de exorcismos para obter sua libertação. Isto contrasta notavelmente com os relatos dos Atos dos Apóstolos e registros de outras épocas. “São nossos ritos menos poderosos? Estamos fazendo algo mal?”, questionava o participante.

“A resposta foi longa e exaustiva, aprofundando na história do ritual da Igreja e a precisão das fontes antigas e medievais”, comentou o sacerdote. “Mas o professor concluiu com uma observação fascinante. ‘Quiçá não são nossos ritos os que tem a culpa, mas a Fé da Igreja'”. Esta possibilidade enquadra bem com o conceito da “comunhão de pecado” descrita por São João Paulo II, segundo a qual os pecados individuais têm efeito sobre a totalidade do Corpo de Cristo. “Como recordarão, Jesus relacionou seu ministério de cura com a Fé das pessoas. Seus milagres em Nazaré foram limitados devido à falta de Fé”, recordou o sacerdote.

Esta situação poderia afetar o ministério do Exorcismo. “Uma terrível crise de Fé aflige o mundo moderno. Quiçá não deveríamos nos surpreender se o processo de exorcismo leva mais tempo que em épocas passadas”, lamentou o sacerdote. “Essa ideia me comoveu, e espero que também te inspire, a fazer atos de Fé frequentes todos os dias, entre eles: ‘Senhor, eu creio! Ajuda a minha incredulidade'”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas