Gaudium news > Arquidiocese de Salvador (BA) promove Semana de Evangelização por Finados

Arquidiocese de Salvador (BA) promove Semana de Evangelização por Finados

Salvador (Sexta, 30-10-2009, Gaudium Press) Termina na próxima segunda-feira, dia 2, a Semana de Evangelização promovida desde o último dia 26 pela arquidiocese de Salvador (BA). Segundo a arquidiocese, a atividade antecede a celebração do dia de Finados e é uma preparação para que os fiéis “possam viver verdadeiramente o sentido deste feriado santo”, conforme nota da Pascom local.

Desde o 5º século, a Igreja Católica dedica uma data oficial para celebrar a morte dos nossos antepassados. O dia de Finados marca, sobretudo, a vida que começa depois da morte terrena, a vida eterna. Desde o século 1º os cristãos oram pelos falecidos e os visitam em seus túmulos. Documentos antigos atestam a existência da “Memória dos Mortos” na Liturgia Eucarística no 4º século.

A Semana de Preparação inclui celebrações, adoração ao Santíssimo Sacramento, músicas de louvor e via sacra. A arquidiocese esclarece que a tônica da semana não será propriamente a morte, mas, sim, a ressurreição. “Muitas vezes, os cemitérios ficam restritos apenas aos velórios. Com a semana queremos mudar esta experiência. Ocupar o espaço religioso e oferecer diversas formas de oração”, explica Pe. Lázaro Muniz, capelão do Campo Santo.

No dia 2 de novembro, o bispo primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, cardeal e arcebispo de Salvador, presidirá as Celebrações Eucarísticas das 9h e 16h no Bosque da Paz, no cemitério do Campo Santo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas