Gaudium news > Três brasileiros vão receber o pálio das mãos do Papa

Três brasileiros vão receber o pálio das mãos do Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-06-2019, Gaudium Press) Dom Dario Campos, da Arquidiocese de Vitória (ES), Dom João Inácio Muller, da Arquidiocese de Campinas (SP) e Dom João Justino de Medeiros Silva, de Montes Claros (MG) serão os três arcebispos brasileiros que receberão o Pálio de Arcebispo das mãos do Papa.

Três brasileiros vão receber o pálio das mãos do Papa-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

A cerimônia de imposição dos Pálios aos novos Arcebispos tem sido sempre realizada na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, 29 de junho.

Nessa data, no próximo sábado, o Papa Francisco preside a esta cerimônia da qual faz parte a tradicional missa durante a qual é realizada a imposição (entrega) do pálio aos novos arcebispos metropolitanos.

Após a celebração, o Pontífice conduz a oração mariana do Angelus aos meio-dia, na Praça São Pedro.

O Pálio

O pálio é confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília,em Roma, que utilizam a lã de dois cordeiros dos trapistas que são ofertados ao papa pelas jovens romanas no dia 21 de janeiro (festa de Santa Inês), numa missa pontifical na Basílica de Santa Inês fora dos Muros.

Bênção

Os pálios novos são abençoados pelo Papa, guardados numa arca de prata, junto às relíquias, no túmulo do Apóstolo São Pedro.

O Pálio é entregue pelo Papa no dia 29 de junho de cada ano, solenidade de São Pedro, aos Metropolitas, nomeados desde a celebração do ano anterior.

História

Antigamente, o pálio já foi conferido, em Roma, por um Cardeal-Diácono e, fora de Roma, por um bispo, Núncio apostólico ou legado, sendo que em ambos os casos, a cerimônia ocorria após a celebração da missa e do juramento.

Desde o Concílio Vaticano II, a cerimônia renovada prescreve a bênção e recepção na primeira parte da missa, após a homilia.

Os papas João Paulo II e Bento XVI fizeram questão que todos os novos arcebispos fossem pessoalmente a Roma para receber o pálio das mãos do pontífice e prestar o juramento a seus pés, na solenidade de São Pedro e São Paulo.

Em 2015, o Papa Francisco modificou o Rito de entrega do Pálio Arquiepiscopal aos novos Metropolitas:

A partir de agora a faixa de lã branca será entregue e não colocada pelo Santo Padre. Como manda a tradição a 29 de junho, na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, o Papa entrega o pálio a cada um dos novos arcebispos metropolitas, mas a imposição do Pálio aos novos arcebispos será realizada nas respetivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.

Quem usa

O Pálio é usado pelo Papa simbolizando a plenitude do poder e do munus pontifício.

O papa pode usá-lo em qualquer lugar do mundo, em função da sua jurisdição universal.

Além do papa, o pálio é de uso exclusivo dos arcebispos metropolitanos.

O pálio também é conferido ao Patriarca Latino de Jerusalém.

As tradições precedentes que permitiam o privilégio de alguns bispos usarem o pálio foram extintas por um motu proprio do Papa Paulo VI em 1978.

Um arcebispo metropolitano pode usar seu pálio, como sinal de sua jurisdição, não somente na sua própria arquidiocese, mas em qualquer lugar em sua província eclesiástica sempre que celebrar a missa.

Embora o pálio seja reservado atualmente, apenas aos metropolitas, uma única exceção tem sido feita, ou seja, a concessão ao cardeal-decano do Sacro Colégio.

O pálio é usado sobre a casula, sendo que somente o papa pode usá-lo sobre o fano, que fica entre a casula e o pálio.

Palio Arquiepiscopal

O pálio arquiepiscopal é concedido apenas aos arcebispos que assumem uma Arquidiocese e são chamados Arcebispos.

Um arcebispo não pode usar o pálio até que o papa lhe confira esta insígnia, o que ocorre normalmente, no dia 29 de junho, na solenidade de São Pedro e São Paulo.

Toda vez que assumem uma nova Arquidiocese, os arcebispos devem fazer uma nova solicitação da pálio ao Vaticano.

Um arcebispo que, eventualmente, não receba o pálio pode, conseqüentemente, não exercer algumas de suas funções como metropolita e não gozar de algumas de suas prerrogativas.

Da mesma forma, depois de sua renúncia, o arcebispo já não pode mais usar o pálio. Se for transferido à outra arquidiocese deve fazer novo pedido de novo pálio.

Simbolismo

Na realidade, o simbolismo do pálio é ainda mais concreto: a lã de cordeiro pretende representar a ovelha perdida ou também a ovelha doente e a ovelha débil, as quais o pastor põe aos seus ombros e conduz às águas da vida.

A parábola da ovelha tresmalhada, que o pastor procura no deserto era, para os Padres da Igreja, uma imagem do mistério de Cristo e da Igreja.

Desde o século VI, o pálio foi considerado veste litúrgica, para ser usada somente na Igreja e, sem dúvida, somente durante a missa, a menos que um privilégio especial determinasse de outra maneira. (JSG)

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas