Gaudium news > Bento XVI recebe em audiência nova embaixadora do Panamá

Bento XVI recebe em audiência nova embaixadora do Panamá

Cidade do Vaticano (Sexta, 30-10-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu nesta manhã em uma audiência particular no Vaticano a nova embaixadora do Panamá junto à Santa Sé, Delia Cárdenas Christie, para a apresentação de suas cartas credenciais. O encontro tem especial importância porque o Panamá foi o primeiro país da América a ter uma diocesa católica, a de Santa María La Antigua, criada pelo Papa Leão X em 1513.

O tema do encontro do Papa com a diplomata foi basicamente a colaboração do Panamá com a Igreja Católica no que diz respeito à promoção do bem comum e ao progresso autêntico da sociedade. Bento XVI destacou em seu discurso as boas relações entre a Santa Sé e o país e disse que o Panamá é exemplo de convivência pacífica entre pessoas de origens diferentes. “Esta pluralidade, deve ser considerada como um elemento de riqueza e como uma vertente que deve ser cada dia mais potenciada”, disse o pontífice.

“Encorajo todos os compatriotas a trabalharem por uma maior igualdade social, econômica e cultural entre os distintos setores da sociedade, de maneira que, renunciando aos interesses egoístas, reforçando a solidariedade e conciliando vontades, seja banido o escândalo de desproporções revoltantes, como dizia Paulo VI.”

Em seguida, o pontífice recordou os preparativos para os 500 anos de criação da primeira diocese no país e em todo o continente americano, em Santa María La Antigua. Bento XVI diz desejar que este aniversário, celebrado em 2013, “renove a vida cristã de todos os panamenhos, de modo que a fé siga sendo a fonte inspiradora para enfrentar de maneira positiva os desafios atuais do país”. Ao encerrar, o Papa louvou a atuação do Panamá na estabilidade política da América Central.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas