Gaudium news > Cardeal brasileiro representará Papa na Colômbia

Cardeal brasileiro representará Papa na Colômbia

Colômbia – Bogotá (Terça-feira, 25-06-2019, Gaudium Press) O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado pelo Papa Francisco como enviado especial para a celebração dos 100 anos da coroação de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Padroeira da Colômbia, que ocorrerá no próximo dia 09 de julho.

Cardeal Damasceno representa Papa no centenário da coroação de Nossa Senhora de Chiquinquirá.jpg

Como preparação ao evento, está sendo organizada uma programação diversificada dentro da qual se encontra a descida do manto de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá para estar mais próxima dos peregrinos. Além disso, pela primeira vez em 400 anos, a Basílica ficará aberta ao público durante 24 ao longo dos quatro dias de celebração que serão iniciados no dia 06 de julho com uma peregrinação e se estenderá até o dia 09 do mesmo mês com a celebração da Santa Missa campal que contará com a presença do presidente Iván Duque e grande parte do gabinete presidencial.

A coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá

No ano de 1908, o provincial dos dominicanos, ordem religiosa que custodia a sagrada imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Frei Vicente María Cornejo, e o Prior do Santuário, Frei José Ángel Lambona, seguindo a recomendação da Conferência Episcopal da Colômbia, solicitaram à Santa Sé a coroação canônica da imagem.

Em 09 de janeiro de 1910, o Papa São Pio X assinou um decreto favorável no qual estabelecia o dia 09 de julho de 1919 como a data para a coroação. Como preparação para esta celebração, os dominicanos promoveram uma extensa peregrinação com uma cópia do quadro da sagrada imagem pelos estados de Boyacá, Santander, Cundinamarca, Caldas, Huila, Tolima e Antioquia.

A cerimônia de coroação, que ocorreu na Praça de Bolívar de Bogotá, contou com a presença do Núncio Apostólico e do presidente da Colômbia. Dom Eduardo Maldonado Calvo, Bispo de Tunja, que coroou as imagens do Menino Jesus e de Nossa Senhora, afirmou: “Assim como hoje os coroamos na terra, assim mereçamos ser coroados no Céu. Eu peço humilde e respeitosamente aos Arcebispos e Bispos aqui reunidos, que assim como a República foi consagrada ao Sacratíssimo Coração de Jesus, da mesma maneira, se consagre solene e publicamente, por voto nacional, à Santíssima Virgem, Rainha da Colômbia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas