Gaudium news > Documentário mostra a vida do único mosteiro cisterciense da Inglaterra

Documentário mostra a vida do único mosteiro cisterciense da Inglaterra

Inglaterra – Leicester (Quarta-feira, 26-06-2019, Gaudium Press) A Abadia de Monte São Bernardo na periferia de Coalville, North West Leicestershire, Inglaterra, é a protagonista de um novo documentário que será apresentado no circuito de festivais de cinema de 2019. O filme leva por título “Outside the City” (Fora da Cidade) e representa uma oportunidade excepcional de apreciar a vida de silêncio e oração no único mosteiro cisterciense do país.

Documentário mostra a vida do único mosteiro cisterciense da Inglaterra 1.jpg

“No coração das coisas, o que mais me interessa é a espiritualidade. Esse é o tema central do meu trabalho, e este é um lugar de profunda espiritualidade”, indicou a Crux o cineasta independente Nick Hamer, autor do documentário. Apesar de não professar a Fé Católica, Hamer se sentiu atraído até o testemunho dos religiosos que entregam sua vida em silêncio e decidiu que a simples vida da comunidade seria um tema de grande interesse para um documentário.

Como fio condutor da narrativa, o filme relata o processo de transição dos trabalhos de agricultura à elaboração da cerveja como sustento da Abadia. Mas o fundo do documentário é expressar o papel da vida religiosa contemplativa no mundo de hoje. “Apesar de termos filmado aqui várias vezes ao longo dos anos, isto foi bastante diferente”, relatou o Prior do mosteiro, Padre Joseph. “A filmagem anterior se concentrava somente em um ou dois dias e foi cuidadosamente coreografada, mas ao Nick foi dado acesso sem precedentes ao mosteiro e à comunidade durante um período de três anos”.

Para poder comunicar a experiência de vida dos monges, Hamer se aventurou a viver uma semana seguindo as regras do mosteiro. Como não é católico, os monges lhe proporcionaram uma lista de leituras sobre a espiritualidade cisterciense como preparação à sua experiência. “A maior parte de sua gravação foi realizada somente com ele, sem um equipamento, pelo qual sempre foi discreto e não interferiu com nossa vida”, indicou o Prior.

Documentário mostra a vida do único mosteiro cisterciense da Inglaterra 2.jpg

Quando começaram as filmagens, os monges se encontravam diante do impasse de iniciar a produção de cerveja diante de vários desafios materiais, pelo qual o tema inicial era claro para o documentarista. No entanto, logo se deu conta de que o tema verdadeiro seriam os monges, alguns dos quais faleceram com idade avançada durante o tempo de gravação. O documentarista descobriu que, ao distanciar-se da cidade e de suas distrações, os monges descobrem que as coisas que os separam de Deus também estão, em níveis mais profundos, em seu próprio coração, pelo qual a vida contemplativa requer um paciente trabalho adicional por parte dos religiosos.

O cineasta se surpreendeu pela humildade com a qual os monges enfrentam a redução de seu número. “Parte da atitude de muitos monges é que a Ordem não é sagrada (por si mesma), sua Ordem é sua forma de vida, [e] se sucedesse que Deus dissesse que esta Ordem já não é necessária, não importaria”, relatou Hamer a Crux. “Não creem que os monges cistercienses sejam essenciais para a vida cristã. É sua vocação (…). No entanto, são responsáveis por sua comunidade, e são responsáveis por administrar o que lhe foi dado”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas