Gaudium news > O que é e para que serve o Óbolo de São Pedro?

O que é e para que serve o Óbolo de São Pedro?

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-06-2019, Gaudium Press) Anualmente, por ocasião da Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, celebrada em 29 de junho, é realizada uma coleta nas paróquias de todo o mundo destinada exclusivamente para apoiar o Óbolo de São Pedro.

O que é e para que serve o Óbolo de São Pedro.jpg

O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

A origem dessa prática remonta o final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

Na época, esta coleta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro) e se difundiu pelos outros países da Europa. No dia 05 de agosto de 1871, o Papa Pio IX reconheceu oficialmente e regularizou a prática através da encíclica ‘Saepe Venerabilis’.

Dentre as obras de caridade financiadas com o Óbolo de São Pedro estão a melhora da estrutura do Hospital Pediátrico na República Centro-africana, o alívio da crise humanitária no Haiti e a concessão de dez bolsas de estudo universitárias para os jovens desabrigados pela guerra e pelo terrorismo no Curdistão iraquiano.

Os fiéis que desejarem colaborar com as obras de caridade da Igreja também podem fazê-lo através da página oficial do Óbolo de São Pedro na internet, criada no final do ano de 2016. Além de realizar doações os internautas também poderão acessar algumas mensagens do Papa publicadas no site. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas