Gaudium news > Milhares de panamenhos se despedem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Milhares de panamenhos se despedem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Panamá – Cidade do Panamá (Quinta-feira, 27-06-2019, Gaudium Press) No último domingo, 23 de junho, por volta de 12 mil fiéis panamenhos participaram da cerimônia de despedida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O evento ocorreu na Arena Roberto Duran, durante o tradicional encontro eucarístico por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, e foi presidido pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa.

Milhares de panamenhos se despedem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.jpg

A Cruz Peregrina e o Ícone da Salus Populi Romani serão levados em breve para Roma onde, na Missa do Domingo de Ramos de 2020, serão entregues pelo Papa Francisco à delegação de jovens de Lisboa, protagonistas da próxima JMJ que ocorrerá em Portugal.

Em sua homilia, o Arcebispo do Panamá afirmou que os símbolos da JMJ tornaram visível o processo que reforçou o seu plano pastoral para se tornar uma Igreja em saída e com capacidade de se encontrar com o outro e acompanhá-lo em suas dores, em suas lutas e esperanças.

“Os sinais da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora que despedimos hoje, tornaram esta realidade visível não apenas em nosso país, mas na região da América Central, México, Cuba, Haiti, República Dominicana, Venezuela e Estados Unidos. Cabe a cada um de nós: Bispos, Sacerdotes, Religiosos, leigos, assumir isso responsavelmente, para fazer Jesus Cristo presente hoje em todas as realidades da vida deste povo tão necessitado de Deus”, ressaltou.

Dom Ulloa incentivou os jovens a carregarem a Cruz da JMJ que os acompanhou durante dois anos. “Carreguem-na como sinal de aceitação do desafio de ser o agora de Deus, com o seu testemunho, deixem-se contagiar com o que viram e ouviram, façam barulho, conquistem os sonhos e esperanças que têm nesta Igreja e neste país sempre jovem”, exortou.

Milhares de panamenhos se despedem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2.jpg

O prelado afirmou ter a certeza de que a Cruz Peregrina mostrará aos jovens “Cristo crucificado, que ressuscitou e vive entre nós”, assim como Nossa Senhora, “que continua sendo o modelo de perfeita obediência, de humildade, de entrega e de serviço a Deus, como o apóstolo João”.

Medindo 3,8 metros, a Cruz Peregrina foi entregue pela primeira vez aos jovens em 1984, pelo Papa São João Paulo II. Já o Ícone de Nossa Senhora, padroeira da JMJ, foi entregue pelo mesmo Pontífice no ano de 2003. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas