Gaudium news > Nos 175 anos do Apostolado da Oração, Papa afirma: O Coração da Missão da Igreja é a Oração

Nos 175 anos do Apostolado da Oração, Papa afirma: O Coração da Missão da Igreja é a Oração

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-06-2019, Gaudium Press) “A oração suscita sempre sentimentos de fraternidade, abate as barreiras, supera os confins, cria pontes invisíveis, mas reais e eficazes, abre horizontes de esperança”, essas afirmações são do Papa Francisco e foram feitas na manhã desta sexta-feira (28/06) na Audiência que concedeu ao Apostolado da Oração nos seus 175 anos de fundação.

Nos 175 anos do Apostolado da Oração-Foto Gaudium Press.jpg

Ao Apostolado da Oração deve-se incluir também o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) e a Rede Mundial de Oração do Papa que nasceu de um processo de recriação que hoje conta com dez anos.

As celebrações, desse aniversário deverão prolongar-se até o dia 29 de junho.

A Audiência ocorreu na Sala Paulo VI, no Vaticano, estando presentes seis mil membros do “Apostolado da Oração” provenientes do mundo inteiro, entre eles, 12 delegações do continente americano com 850 delegados.

Na oração, assumir as alegrias e sofrimentos das pessoas

Nas palavras que proferiu na ocasião, o Papa Francisco afirmou que “A Igreja, através da sua rede de oração e as intenções para cada mês, fala ao coração dos homens e das mulheres do nosso tempo”.

Francisco recordou que “Todos nós, pastores, consagrados e fiéis leigos, somos chamados a entrar na história concreta das pessoas que estão ao nosso lado sobretudo rezando por elas, assumindo na oração suas alegrias e seus sofrimentos. Desse modo responderemos ao apelo de Jesus que nos pede para abrir nosso coração aos irmãos, especialmente aos que são provados no corpo e no espírito. “

Apostolado da Oração: Testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus

Francisco descreveu o que o trabalho de apostolado do Apostolado da Oração:

“Trata-se de uma missão de compaixão pelo mundo, podemos dizer, um ‘caminho do coração’, ou seja, um itinerário orante que transforma a vida das pessoas. O coração de Cristo é tão grande que deseja acolher-nos todos na revolução da ternura”, frisou Francisco, acrescentado que “somos chamados a ser testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus, para oferecer ao mundo uma perspectiva de luz onde há trevas, de esperança onde reina o desespero, de salvação onde abunda o pecado”.

É preciso adaptar, mas ter cuidado com a internet

“É necessário que a missão da Igreja se adapte aos tempos e use as ferramentas modernas, que a técnica disponibiliza. Trata-se de entrar nos areópagos modernos para anunciar a misericórdia e a bondade de Deus”.

O pontífice sublinhou a importância de ajudar crianças e jovens a rezar, porque “a oração é um grande caminho para avançar na vida”.

E Papa recomendou “cuidado” no uso destes meios, “especialmente a Internet”, sem se tornar “escravos” dos mesmos.

“Devemos evitar tornar-nos reféns de uma rede que nos prende, em vez de ‘pescar’, isto é, atrair almas para trazê-las ao Senhor”, precisou.

Novo projeto

Durante o encontro de hoje, no auditório Paulo VI, foi apresentado um novo projeto global, chamado “O Caminho do Coração”, que consta de um site web e uma aplicação móvel.

Para sábado, está marcada uma reunião dos diretores e coordenadores nacionais da Rede Mundial de Oração do Papa; o encerramento do evento comemorativo do 175.º aniversário acontece de tarde, com o encontro dos jovens, monitores e animadores do Movimento Eucarístico Juvenil, na Capela da ‘Universidade Sapienza’, em Roma. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas