Gaudium news > Descoberta poderá auxiliar na recuperação da Catedral de Notre Dame

Descoberta poderá auxiliar na recuperação da Catedral de Notre Dame

França – Paris (Sexta-feira, 28-06-2019, Gaudium Press) O relógio da Catedral de Notre Dame de Paris, França, um dos elementos do templo destruído durante o trágico incêndio em 15 de abril passado, pode ser recuperado graças a uma providencial descoberta: um relógio “gêmeo”, conservado no templo da Santíssima Trindade desta mesma cidade.

Descoberta poderá auxiliar na recuperação da Catedral de Notre Dame.jpg

O relógio tem uma grande importância devido ao fato de que o original foi destruído pelo incêndio e se havia declarado que não existia possibilidade de reconstruir o relógio porque não haviam registros detalhados de seu mecanismo nem do processo de fabricação. O relojoeiro Jean-Baptiste Viot, que realizava um inventário da paróquia da Santíssima Trindade, encontrou a peça, o antigo relógio do templo que foi substituído por um modelo eletrônico há cinquenta anos.

A descoberta foi descrita por Viot como “encontrar uma segunda cópia de um livro queimado”, segundo informou National Catholic Register. O fato foi qualificado como “quase um milagre” pelo encarregado do relógio da Catedral de Notre Dame, Olivier Chandez. “Se somente tivéssemos as fotos, teríamos que ter extrapolado”, explicou. “Mas com este modelo, temos todas as dimensões.

Apesar da grande similitude entre os dois relógios, alguns detalhes impedem que o relógio da Santíssima Trindade seja instalado no lugar do original em uma futura restauração. No entanto, ainda não se definem os projetos de reconstrução, apesar de Viot considerar impossível que não inclua o relógio. “Uma Catedral sem relógio? Seria como um porta-aviões sem aviões”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas