Gaudium news > Centenário da Coroação da Imagem do Carmo: Recife realiza Exposição Fotográfica

Centenário da Coroação da Imagem do Carmo: Recife realiza Exposição Fotográfica

Recife – PE (Terça-feira, 02-07-2019, Gaudium Press) Na segunda-feira, primeiro de julho, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife, Pernambuco, lançou a exposição fotográfica denominada “Rainha de Pernambuco: Uma Memória da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo”. 

CENTENÁRIO DA COROAÇÃO DA IMAGEM DO CARMO EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA.jpeg

Além de um acervo com mais de 40 fotografias histórias, estão expostas pinturas e desenhos. Entre as pinturas está o quadro do pintor, vitralista e arquiteto alemão radicado no Brasil, Henrique Moser, que retrata a coroação canônica da Imagem da Virgem do Carmo.

Uma série de documentos fotográficos: revistas, jornais, pinturas, completam a exposição.

No rol dos trabalhos artísticos estão sendo mostradas pinturas e vitrais do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, e do Palácio da Justiça de Pernambuco.

A mostra inclui ainda várias obras que compõem a decoração da própria Basílica do Carmo.

A abertura da mostra que aconteceu ontem, 01/07, foi restrita a convidados.

A partir de hoje, 02 de julho, a mostra estará aberta toda semana, exceto aos domingos, recebendo os visitantes até o dia 15 próximo, no andar térreo da Basílica, de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e aos sábados, das 8h às 11h.

Coroação Canônica da Imagem da Virgem do Carmo 

Em 2019 acontece na Arquidiocese de Olinda e Recife a celebração comemorativa dos 100 anos da coroação canônica da imagem da mãe do Carmelo como Rainha de Recife e de Pernambuco.

Neste Centenário, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, a Província Carmelitana Pernambucana e a Arquidiocese de Olinda e Recife se preparam para celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que inicia no sábado (06) e segue até 16/07.

A Festividade deste ano tem como tema:
‘’Mãe do Carmelo, há 100 anos Coroada, Te Louvamos!”

O lema das celebrações será:
‘’Oh Maria! Pernambuco e Recife sob a Tua Proteção.”

História

No dia 21 de setembro de 1919 o Papa Bento XV concedeu esse privilégio litúrgico e benção canônica à imagem através de pedido do povo pernambucano, que solicitou por meio de abaixo assinado a coroação.

Pedido semelhante já havia sido feito pelos fiéis católicos pernambucanos no ano de 1909, quando a Virgem do Carmo foi aclamada padroeira do Recife.

As comemorações deste ano jubilar foram iniciadas em agosto de 2018, com a realização do Festival “Carmelo Canta”, quando foi escolhido o hino oficial do centenário. Em setembro do mesmo ano, os festejos continuaram com o tríduo de abertura e o lançamento oficial do tema da edição da festa 2019.

Neste ano, o início das comemorações do centenário ocorreu em março, com o início da peregrinação com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo percorrendo em visitas as paróquias e vicariatos da Província Eclesiástica de Pernambuco. A peregrinação vai até setembro.

Dentro do calendário das comemorações do Centenário da Coroação, foi lançada em maio a “Campanha dos Sinos” que visa conseguir recursos para a reforma e melhora do campanário da Basílica. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Pascom AOR)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas