Gaudium news > Espanha renova sua Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Espanha renova sua Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Espanha – Getafe (Terça-feira, 02-07-2019, Gaudium Press) Três dias de celebração. Isto foi o que viveu a Espanha nos dias 28, 29 e 30 de junho no Cerro de los Ángeles, Getafe, com a renovação da Consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, recordando o realizado há cem anos pelo então rei Alfonso XIII.

A celebração principal ocorreu no domingo, 30 com a presença de 15 mil fiéis procedentes de toda Espanha, centenas de sacerdotes e religiosas, Bispos e Cardeais; todos congregados aos pés do monumento ao Sagrado Coração de Jesus onde há 100 anos teve lugar a consagração pública do país ao Coração de Cristo.

Às 10h, prévio à renovação da Consagração, teve lugar uma solene Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, que durante a homilia ressaltou o fato da presença do Povo de Deus que caminha na Espanha que se congrega e anela consagrar-se novamente ao Sagrado Coração de Jesus:

Espanha renova sua Consagração ao Sagrado Coração de Jesus 1.jpg

“Este povo que caminha na Espanha quer renovar e consagrar-se, e consagrar a Espanha mais uma vez ao Coração de Jesus. Somos o Povo de Deus que vive entre o povo que caminha na Espanha. Sentimos o gozo de saber-nos irmãos de todos os homens. Assumimos com toda nossa vida a missão que nos confiou o Senhor e também a responsabilidade na missão que nos deu Ele. Nos colocamos junto ao Senhor sabendo que quem cuida de todos é Ele”.

Após a Missa, seguiu o ato nacional da renovação da Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus, que esteve antecedido da saudação que enviou o Papa Francisco para a ocasião, lido pelo Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini. O Pontífice animou a todos a serem “testemunhas da presença viva de Cristo em meio de nosso mundo, de modo que possa ser conhecido e amado e reinar no coração dos homens, os lares, os diferentes âmbitos da sociedade”.

Posteriormente seguiu a renovação da Consagração, que se realizou em um ambiente de Adoração Eucarística, diante do Santíssimo Sacramento. O Arcebispo de Toledo, Dom Braulio Rodríguez Plaza, como primaz da Espanha, e como ocorreu cem anos atrás, foi quem colocou o Santíssimo na Custódia diante da qual teve lugar o ato de Consagração da Espanha ao Sagrado Coração de Jesus.

A diferença de há cem anos, quando a oração foi realizada pelo então chefe de Estado, o rei Alfonso XIII, a renovação foi pronunciada na ocasião pelo Cardeal Carlos Osoro, que esteve acompanhado pelo Arcebispo de Toledo, o Núncio Apostólico na Espanha, e o Bispo de Getafe, Dom Ginés García Beltrán.

Espanha renova sua Consagração ao Sagrado Coração de Jesus 2.jpg

“Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo, ao cumprir-se o centenário da consagração da Espanha ao teu Sagrado Coração, os fiéis católicos voltamos a nos prostrar neste lugar onde se levanta este trono de tuas bondades, para expressar nossa imensa gratidão pelos bens inumeráveis que tem derramado sobre este povo de tua herança e de tuas predileções. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, te louvamos pelo amor que revelou através de teu Sagrado Coração, o qual, transpassado por nós, é fonte de nossa alegria e manancial do que brota a vida eterna. Reunidos em teu Nome, que está acima de qualquer outro nome, renovamos a consagração que foi feita há cem anos ao teu Sacratíssimo Coração, no qual habita a plenitude da verdade e a caridade”, dizia parte da renovação da Consagração.

Ao terminar a oração os milhares de fiéis presentes aplaudiram lançando aclamações ao Sagrado Coração de Jesus e a Cristo Rei.

A renovação da Consagração da Espanha ao Coração de Cristo foi o ato central do Ano Jubilar que celebra a Diocese de Getafe que iniciou no dia 02 de novembro e se estenderá até o dia 24 de novembro por ocasião do centenário. Até então os fiéis que peregrinem ao Cerro de los Ángeles de Getafe poderão ganhar a Indulgência Plenária sob as condições de costume: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas