Gaudium news > "Caminho da Sagrada Família"- Egito quer que seja considerado Patrimônio Mundial

"Caminho da Sagrada Família"- Egito quer que seja considerado Patrimônio Mundial

Cairo – Egito (Quarta-feira, 03-07-2019, Gaudium Press) O “Caminho da Sagrada Família” é o título de um fascículo editado pelo Ministério das Antiguidades do Egito.

Caminho da Sagrada Família- Egito quer que seja considerado Patrimônio Mundial - Giotto_di_Bondone.jpg

Bastante ilustrado, o livreto foi impresso em inglês e árabe. Um mapa traça o itinerário que une os locais pelos quais, segundo tradições milenares, Maria, José e o Menino Jesus passaram ao buscarem refúgio no Egito fugindo da violência de Herodes.

“Estações da viagem da Sagrada Família”

O título dado a este verdadeiro dossiê foi “Estações da viagem da Sagrada Família”. Sua elaboração foi promovida para completar as iniciativas feitas pelas autoridades egípcias, com a intenção de ilustrar diante da UNESCO o denominado “Caminho” da Sagrada Família afim de que ele possa fazer parte da lista dos locais reconhecidos por aquele organismo como sendo “Patrimônio Mundial”.

Itinerário da Sagrada Família

O fascículo edita uma documentação histórica e fotos dos vários lugares que fazem parte do itinerário da Sagrada Família.
Entre os lugares colocados no roteiro do fascículo está o Mosteiros de Wadi Natrun, chamado de “Árvore de Maria”, em Matariya, um subúrbio do Cairo.

Além do Mosteiro, são relacionados também no “Caminho da Sagrada Família”:
a Igreja da Virgem Maria em Jabal al-Tayr , que fica na Província de Minya;
o Mosteiro de Deir al Muharraq, na Província de Assiut, onde a Sagrada Família, segundo tradições locais, se estabeleceu por mais de seis meses em uma gruta que, posteriormente, foi incorporada à antiga Igreja da Virgem.

Relevância histórica e religiosa

O ministro da Antiguidades egípcio, Khaled al Anani, informou que são pelo menos 25 os locais que reivindicam terem sido tocados pela Sagrada Família, por ocasião de sua fuga para o Egito.

Khaled al Anani procura destacar também a relevância histórica e religiosa da permanência da Sagrada Família em território egípcio.

Ele falou de fatos históricos, segundo os quais a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus permaneceram no Egito por vários anos, retornando à Palestina somente após a morte de Herodes.

Peregrinações

É preciso que se diga que as autoridades egípcias estão empenhadas em promover o “Caminho da Sagrada Família” no Egito, tendo também em vista a relevância do turismo religioso.

Tanto isso é verdadeiro que uma grande delegação egípcia esteve em Roma no dia 4 de outubro de 2017 para promover peregrinações ao longo do “Caminho da Sagrada Família”. Nessa ocasião, o Papa Francisco saudou está delegação egípcia dentro do contexto da Audiência Geral das quartas-feiras. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas