Gaudium news > Através de fotos em redes sociais seminarista incentiva a recitação do Breviário

Através de fotos em redes sociais seminarista incentiva a recitação do Breviário

Estados Unidos – Raleigh (Quinta-feira, 04-07-2019, Gaudium Press) As tags nas redes sociais são uma das maneiras de gerar conteúdo relacionado com algum tema particular e algumas vezes seu uso permite a difusão de manifestações de Fé e Devoção dos fiéis. Este é o caso de #BreviaryViews, uma tag que motiva os usuários a compartilharem fotos dos lugares nos quais rezam o Ofício Divino empregando o Breviarium Romanum, também chamado Liturgia das Horas.

Atrave?s de fotos em redes sociais seminarista incentiva a recitac?a?o do Brevia?rio GP.jpg

A tag foi criada por um seminarista norte-americano, John De Guzman, pertencente à Diocese de Raleigh, Carolina do Norte e foi rapidamente empregada por numerosos fiéis para demonstrar que a oração litúrgica pode ser feita em grande variedade de ambientes, desde os templos e belos ambientes naturais até os lugares mais cotidianos como os lares, inclusive com crianças pequenas no colo. Entre as publicações mais chamativas se encontra a de uma estudante de doutorado, Catherine Addington, que empregou a tag para lançar uma iniciativa de patrocínio para doar o breviário aos fiéis que não possam adquirir um.

“O Breviário acrescentou uma estrutura de oração, um pulso, se assim o deseja, ao longo de meu dia”, comentou De Guzman à Aleteia. O Seminarista confessou que inicialmente se sentiu perturbado ao tentar orar todas as horas incluídas no texto litúrgico, mas logo desenvolveu o hábito iniciando com a Laudes (oração da manhã) e as Vésperas (oração da tarde) e acrescentando uma hora adicional em cada ano do Seminário. “Acabando de terminar o quinto ano de seminário, cresci em minha disciplina de incorporar toda a Liturgia das Horas em meu dia”.

Sobre a origem da tag #BreviaryViews, o seminarista relatou que compartilhou sua primeira foto quando orava em um parque natural: “Estava olhando para a água e pensei: ‘Mmm, esta é uma boa vista’, assim que também tirei uma foto do ângulo com meu breviário”. Um dos seus amigos lhe sugeriu acrescentar uma tag que expressasse que esta era a vista a partir de seu breviário, pelo que De Guzmán se propôs a publicar uma perspectiva diária e etiquetá-la para que outras pessoas compartilhassem os lugares nos quais rezam a Liturgia das Horas.

“Meu ‘plano’ original para a hashtag era somente que fosse um divertido link do Twitter com o qual se visse imagens geniais de paisagens de pessoas e seus breviários”, recordou. “O Espírito Santo, no entanto, tomou a hashtag e se converteu em um lugar de encontro, tanto com os demais cristãos como com o Senhor. Vi pessoas aproximarem-se e perguntarem sobre o Breviário com a intenção de começar a rezá-lo. Vi pessoas inspiradas a retornar à sua antiga disciplina de orar, e vi pessoas animarem outros a orar para esforçar-se conscientemente por encontrar ao Senhor todos os dias”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas