Gaudium news > Beleza foi destaque em celebração litúrgica na Ilha de Malta

Beleza foi destaque em celebração litúrgica na Ilha de Malta

Malta – Valeta (Quinta-feira, 04-07-2019, Gaudium Press) A República de Malta, a pequena ilha mediterrânea com grande história católica e protagonismo na defesa da Fé contra as invasões muçulmanas conserva um colorido festival cuja origem se remonta a época dos Cavaleiros de São João de Jerusalém (Hospitalários) e que celebra a festa dos Santos Pedro e Paulo, pilares da Igreja. Sob o nome de “L-Imnarja”, a celebração honra a estes Santos Apóstolos e revive as tradições culturais mais características do país.

Beleza foi destaque em celebração litúrgica na Ilha de Malta 1.jpg

A plataforma ‘Liturgical Arts Journal’ destacou esta celebração pela notável beleza das expressões de devoção aos Santos nas ruas e a notória solenidade das celebrações litúrgicas que constituem o centro das manifestações de Fé. A Basílica dos Santos Pedro e Paulo em Nadur compartilhou uma série de fotografias divulgadas pela revista virtual como exemplo para outras celebrações solenes.

Beleza foi destaque em celebração litúrgica na Ilha de Malta 2.jpg

“Não vou apresentar uma grande quantidade de comentários deste lugar”, advertiu o autor Shawn Tribe sobre a publicação de imagens da solenidade. “Em seu lugar, motivaria os leitores a digerir tudo. Esta é a forma como as grandes festas deveriam ser celebradas”. As imagens certamente oferecem uma perspectiva do esforço e dedicação dos fiéis por ocasião da festa, assim como do esmero dos celebrantes em render um culto digno durante a solenidade.

Beleza foi destaque em celebração litúrgica na Ilha de Malta 3.jpg

A relação da ilha de Malta com o Apóstolo São Paulo se produziu ao naufragar o Santo durante sua viagem de Cesareia à Roma e chegar ao território em um lugar que se chama hoje São Pawl il-Bahar (Baía de São Paulo). Este fato está registrado nos Atos dos Apóstolos e significou a chegada da Fé Cristã ao território. Na Idade Média, a baía teve que ser abandonada pelos ataques dos corsários, e seu controle foi recuperado por parte da Ordem de São João, que construiu um número de fortificações na área que se converteria em um importante porto séculos depois. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas