Gaudium news > Custódio da Terra Santa celebra Festa do Preciosíssimo Sangue na Basílica de Getsêmani

Custódio da Terra Santa celebra Festa do Preciosíssimo Sangue na Basílica de Getsêmani

Israel – Jerusalém (Sexta-feira, 05-07-2019, Gaudium Press) O dia 1º de julho a Igreja celebrou a festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma comemoração que se viveu especialmente na Basílica de Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras em Jerusalém.

A festividade possui uma grande simbologia na Terra Santa, sobretudo em Getsêmani, porque foi ali onde Jesus suou gotas de sangue e orou ao seu Pai: “Pai, se é tua vontade, afaste de mim este cálice! No entanto, que não se faça a minha vontade, mas a tua”.

Ao começar a celebração, que esteve marcada por uma Santa Missa presidida pelo franciscano Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, se espalharam pétalas de rosas vermelhas sobre a pedra que, de acordo com a tradição, se impregnou com o sangue de Jesus durante a oração no Horto das Oliveiras, antes de sua Paixão.

Custo?dio da Terra Santa celebra Festa do Preciosi?ssimo Sangue na Basi?lica de Getse?mani 1.jpeg

Durante a homilia, Frei Patton sublinhou a estreita relação que existe entre Getsêmani e outros lugares em Jerusalém, que estão vinculados com o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estes são o Cenáculo, onde Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e o Calvário, onde derramou seu sangue pela salvação dos homens.

O Custódio da Terra Santa também se referiu ao seu padroeiro, São Francisco de Assis, que “menciona muitas vezes o sangue de Cristo (…) como querendo recordar-nos que toda a vida de Jesus se entregou por amor”.

Também disse: “Ao celebrar esta festa recordamos tudo o que este dia comemora (…) o mistério da vida de Jesus, entregue totalmente por amor; o mistério de sua humanidade que concorda com a vontade do Pai, mas também o mistério de nosso chamado, graças à presença do Espírito Santo que nos permite receber o sacramento e seguir as pegadas de Jesus para chegar com Ele a fazer de nossa vida um presente de amor como Jesus fez com a sua”.

Em entrevista com o Christian Media Center, meio de comunicação da Custódia da Terra Santa, Frei Patton falou ainda sobre o significado de Getsêmani e sua relação com a festa do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo: “Vir a este lugar significa fazer como Jesus, nos colocamos também em sintonia com a vontade do Pai e nos fazemos disponíveis à dar a vida. Conosco não será sobre uma cruz, mas nas circunstâncias cotidianas”.

Custo?dio da Terra Santa celebra Festa do Preciosi?ssimo Sangue na Basi?lica de Getse?mani 2.jpeg

Ao qual acrescentou que a festa “deve levar-nos a refletir sobre como Jesus mesmo viveu de maneira comprometida, sob forma do sacrifício, seu próprio amor e sua própria fidelidade à vontade do pai”.

Ao final da Missa, os fiéis presentes na celebração se prostraram em oração diante da pedra situada sob o altar, recordando o Sangue derramado por Jesus Cristo. Muitos deles pegaram algumas pétalas de rosa espalhadas no lugar em memória do sacrifício de Jesus.

O Papa Pio IX foi quem instituiu a festa universal do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo para que se comemorasse no primeiro domingo do mês de julho. Mais adiante o Papa Pio X estabeleceu que a celebração do Sangue de Jesus se realizasse a cada dia 1º de julho, e o Papa João XIII aprovou as Ladainhas ao Sangue de Cristo, concedendo indulgências especiais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas