Gaudium news > Monjas de clausura se preparam e podem ultrapassar "Chefs Cozinheiros"…

Monjas de clausura se preparam e podem ultrapassar "Chefs Cozinheiros"…

Redação (Sexta-feira, 05-07-2019, Gaudium Press) Um grupo de 13 religiosas de vários mosteiros de clausura na Espanha participaram de um curso de formação organizado pela escola de alta cozinha “Cordon Bleu”, de Madrid em colaboração com a “Asociación Contemplare”.

Monjas de clausura se preparam e podem ultrapassar chefs de cozinha...fotoArquivo GaudiumPress.jpg

O objetivo é aprender a elaborar receitas diferentes daquelas que já conhecem com a finalidade de diversificar seus produtos e, por tanto, seus meios de conseguir sustento para os mosteiros.

Entre os pratos que foram ensinados pelo chef David Millet, havia receitas tais como o “Chutney de calabaza, chips vegetais ou perdizes ao molho escabeche.

Disse o chef David Millet, “pensou-se em uma seleção de receitas que as ajudasse a aprender novas técnicas aplicáveis a outras elaborações”.

Com estes conhecimento, as religiosas atualizarão seus receituários e ampliarão a oferta de produtos que comercializam, o que trará um impacto decisivo em sua sobrevivência.

Seria bom lembrar que a produção de doces, junto com o artesanato, são seus principais meios de financiamento.

As religiosas que participaram do curso se encarregarão de transmitir os conhecimentos adquiridos a suas irmãs.
Desse modo a formação se replicará nos conventos e os que terão estes conhecimentos se multiplicarão.

Os conventos que participam deste aprendizado gastronómico são: as clarissas de Villarrubia de los Ojos (Ciudad Real), as carmelitas descalças de Toro (Zamora), as cistercienses de Casarrubios del Monte (Toledo); as beneditinas de Sahagún (León) e as cistercienses de Villamayor de los Montes (Burgos). 

Há séculos…

Há séculos que religiosas e religiosas despontam na elaboração dos melhores licores, dos melhores vinhos, pães, doces e cervejas do mundo civilizado.

Também nos pratos salgados estas almas contemplativas se sobressaem.

Um exemplo conhecido é o de um mosteiro em que abstinência de carne era perpétua e, para terem um cardápio variado, aquelas carmelitas de Santa Teresa podia elaborar um peixe de cerca de 30 modos diferentes…

(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas