Gaudium news > Rio Grande do Sul realiza Encontro Regional de Presbíteros

Rio Grande do Sul realiza Encontro Regional de Presbíteros

São Leopoldo (Terça, 03-11-2009, Gaudium Press) Pelo menos 120 padres das 18 dioceses do Rio Grande do Sul participam a partir de hoje do Encontro Regional de Presbíteros, que segue até a próxima quinta-feira, 5 de novembro, na cidade gaúcha de São Leopoldo.

O encontro está sendo preparado desde o dia 14 de setembro, quando a Comissão Regional de Presbíteros esteve reunida na sede da CNBB Regional Sul 3, com a presença de dom Paulo Antônio de Conto, bispo diocesano de Montenegro e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. O evento será realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo.

A abertura está programada para o meio-dia, e contará com a participação do bispo dom Zeno Hastenteufel, de Novo Hamburgo. O objetivo da atividade é preparar os presbíteros gaúchos para o Encontro Nacional de Presbíteros (ENPs), que acontece de 3 a 9 de fevereiro de 2010 em Itaici (SP), com uma reflexão sobre o tema “ENPs, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral”.

O coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, padre Agostinho Dors, avalia que os padres do Rio Grande do Sul vivenciam um período importante na história, e que o encontro nacional será um momento de renovação de compromissos. “O encontro regional é uma referência para os padres do RS, sobretudo no sentido de criar comunhão e partilha da vida dos presbíteros e dos desafios que se apresentam ao longo da caminhada”, enfatiza.

Pe. Agostinho destaca ainda que a cartilha comemorativa aos 25 anos dos ENPs, elaborada pela Comissão Nacional dos Presbíteros, está sendo estudada pelos padres do Rio Grande do Sul. “O material possibilita que juntos dialoguemos sobre a caminhada dos ENPs, nos motivando a refletir sobre os passos que ainda são necessários para o fortalecimento da comunhão presbiteral”, afirma.

A assessoria do encontro será de Pe. Bonifácio Schmidt, vigário episcopal do Vicariato de Canoas e de Pe. Eduardo Delazeri, pároco da Igreja Imaculada Conceição de Canoas. Mais informações pelo telefone (51) 3225 8483.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas