Gaudium news > Papa erige Exarcado Apostólico para fiéis greco-católicos ucranianos na Itália

Papa erige Exarcado Apostólico para fiéis greco-católicos ucranianos na Itália

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-07-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco erigiu o Exarcado Apostólico para os fiéis católicos ucranianos do rito bizantino residentes na Itália.

Papa erige Exarcado Apostólico para fiéis greco-católicos ucranianos na Itália-fotoVatican News.jpg

Para o Exarcado Apostólico foi nomeando como Administrador Apostólico sede vacante o cardeal Angelo De Donatis, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

Fiéis greco-católicos ucranianos na Itália

Os fiéis greco-católicos ucranianos estão na Itália há mais de vinte anos.

Até agora o cuidado pastoral dos fiéis ucranianos foi sendo organizado pelo Serviço Migrantes da Conferência Episcopal Italiana. Um sacerdote nacional era indicado para a coordenação e a responsabilidade de cada comunidade que era confiada ao bispo latino local.

Igreja arquiepiscopal Greco-católica ucraniana na Itália

Até agora a ligação com a Igreja arquiepiscopal Greco-católica ucraniana era mantida e garantida por meio de um bispo Visitador Apostólico que, atualmente era Dom Dionisio Lachovicz.

O território da circunscrição dos católicos ucranianos se estende por todo o território italiano e nele está o seu limite.
A igreja catedral e a sede do Exarcado estarão na paróquia dos Santos Sérgio e Baco, em Roma.

Os fiéis do rito greco-católico ucraniano estão divididos em 145 comunidades dirigidas por 62 sacerdotes que atendem a 70.000 almas.

Francisco e os Ucranianos

Em janeiro de 2018, o Papa Francisco visitou a Hagia Sophia, na Via Boccea, em Roma, reunindo-se, então, com a comunidade ucraniana local.

Nos dias 5 e 6 últimos houve um outro encontro, desta vez realizado no Vaticano, entre o Papa Francisco e Sua Beatitude Svjatoslav Shevchuk, arcebispo de Kiev-Halyc dos ucranianos.

Participaram desse encontro os metropolitas e membros do Sínodo Permanente e os responsáveis pelos Dicastérios da Cúria Romana com competência sobre esta questão.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas