Gaudium news > Cardeal Levada esclarece questão do celibato para ex-anglicanos na Igreja Católica

Cardeal Levada esclarece questão do celibato para ex-anglicanos na Igreja Católica

Cidade do Vaticano (Terça, 03-11-2009, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, refutou neste fim de semana as recentes especulações do vaticanista Andrea Tornielli, que afirmou que os motivos para o atraso na publicação da Constituição Apostólica para os anglicanos pode ser mais que “técnico”. “Não há substância alguma nessa especulação”, afirmou o cardeal.

“O atraso é, sim, puramente, técnico, no sentido de que devemos garantir a consistência na linguagem canônica e nas referências antes de publicá-lo. As questões referentes à tradução são secundárias; a decisão de não atrasar a publicação para esperar pelo texto ‘oficial’ em latim para ser publicado na ‘Acta Apostolicae Sedis’ foi tomada algum tempo atrás.

A Sala de Imprensa da Santa Sé, em esclarecimento oficial divulgado no último fim de semana por seu diretor, padre Federico Lombardi, traz os esboços dos dois primeiros parágrafos do Artigo VI da Constituição. O primeiro parágrafo diz, claramente: “Aqueles que ministraram como diáconos, padres ou bispos anglicanos, e que preenchem os requisitos estabelecidos pela lei canônica e não estão impedidos por irregularidades ou outros impedimentos, podem ser aceitos pelo Ordinariato como candidatos para Ordenações Sagradas na Igreja Católica. No caso de ministros casados, as normas estabelecidas na encíclica ‘Sacerdotalis coelibatus’ do Papa Paulo VI, n. 42, e na declaração “In June”, devem ser observadas. Ministros não-casados devem se submeter às normas do celibato clerical do CIC, cânone 277, §1.”.

O segundo parágrafo do Artigo VI, conforme apresentado pela Sala de Imprensa no fim de semana, atesta: “O Ordinariato, em plena observância da disciplina do celibato clerical na Igreja Latina, como regra (pro regula) somente aceitará homens celibatários para a ordem de presbítero. (No entanto) Poderá também fazer uma petição ao Pontífice Romano, como um desdobramento do cânone 277, para (eventual) admissão de homens casados para a ordem de presbítero em uma análise caso por caso, e sobre critérios específicos aprovados pela Santa Sé”.

Padre Lombardi fez questão de ressaltar que o artigo mostra claramente que a atual prática da Igreja no que diz respeito à admissão no presbiteriado de ex-padres anglicanos casados permanecerá a mesma, citando o trecho do segundo parágrafo do artigo: “ex-ministros anglicanos casados podem ser admitidos para o ministério sacerdotal na Igreja católica somente após uma análise caso a caso”.

“O cardeal Levada adianta que o trabalho técnico feito em cima Constituição e Normas será completado até o final da primeira semana de novembro”, conclui o comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas