Gaudium news > Papa recorda aniversário da “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação” entre católicos e luteranos

Papa recorda aniversário da “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação” entre católicos e luteranos

Cidade do Vaticano (Terça, 03-11-2009, Gaudium Press) Durante o Ângelus da solenidade de Todos os Santos, celebrada no último domingo pela Igreja Católica, o Papa Bento XVI convidou todos os fiéis a “reavivarem a esperança na vida eterna”. Antes da recitação da oração dominical mariana, no entanto, aconteceu no início da Via della Conciliazione (rua que desemboca na Praça de São Pedro) a segunda edição da chamada Corrida dos Santos, promovida pela Fundação “Dom Bosco no Mundo”. Tradicionalmente, no feriado de Todos os Santos, os cristãos italianos vão aos cemitérios para rezar por seus entes queridos falecidos.

Na sua fala que antecede o Ângelus, Bento XVI lembrou o aniversário de 1400 anos da conversão de um dos mais antigos e célebres templos pagãos de Roma, o “Panteon”, ao culto cristão, com dedicação à “Virgem Maria e a todos os Mártires: Sancta Maria ad Martyres”. Por conta da solenidade de Todos os Santos e do Ano Sacerdotal, o Papa recordou de forma especial todos os santos sacerdotes, canonizados pela Igreja Católica como exemplos de virtudes espirituais e pastorais. Bento XVI pediu também aos fiéis cristãos que rezassem pelos mortos, “oferecendo atos de fé, de esperança e de caridade”.

O Pontífice falou ainda sobre o 10° aniversário da “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação” assinada em 31 de outubro de 1999, em Ausburgo, na Baviera, Alemanha, por altos representantes da Federação Luterana Mundial e pela Igreja Católica. “Por Deus fomos acolhidos e redimidos; a nossa existência se inscreve no horizonte da graça, é guiada por um Deus misericordioso, que perdoa o nosso pecado e nos chama a responder à sua dádiva; tudo isto nos libera do medo e nos infunde esperança e coragem em um mundo repleto de incerteza, inquietude, sofrimento”, afirmou o Papa sobre o sentido da justificação.

Na saudação aos fiéis de língua espanhola o Santo Padre também falou sobre a solenidade: “Saludo cordialmente a los peregrinos de lengua española que participan en esta oración mariana. En la solemnidad de Todos los Santos, os invito a contemplar a los mejores hijos de la Iglesia, que nos estimulan con su ejemplo y ayudan con su intercesión a vivir para alabanza de la Trinidad, rechazando lo que es indigno de nuestra condición de cristianos y tendiendo con humildad a la perfección del amor. Sin complejos ni mediocridades, seguid con alegría las huellas de Cristo, haciéndoos conformes a su imagen y siendo obedientes en todo a la voluntad del Padre. ¡No tengáis miedo a ser santos! Es el mejor servicio que podéis prestar a vuestros hermanos. Muchas gracias”.

A data de 1º de novembro foi escolhida para a Corrida dos Santos para recordar aos fiéis que a santidade é para todos; a corrida representa o sentido da vida cristã na qual todos ” estão em viagem em direção ao reino dos Céus”. Foram escolhidas palavras de São Paulo para promover a iniciativa: “Não sabeis que nas corridas no estádio todos correm mas somente um conquista o prêmio? Correis então para conquistá-lo”. Esse evento esportivo acontece com o slogan “Libere uma criança soldado” e apoia o projeto missionário da Família Salesiana “Dom Bosco Sri Lanka” em favor dos meninos soldados no país africano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas