Gaudium news > Bento XVI vai receber as presidentes da Argentina e do Chile em audiência

Bento XVI vai receber as presidentes da Argentina e do Chile em audiência

Roma (Terça, 03-11-2009, Gaudium Press) Em comemoração aos 25 anos da assinatura do Tratado de Paz e Amizade de 1984, as presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, vão visitar o Papa Bento XVI no próximo dia 28 de novembro, informou a Rádio Vaticana.

O objetivo da audiência é lembrar a mediação feita pelo Papa João Paulo II que, na época, afastou o perigo de uma guerra entre os dois países que disputavam a soberania do Canal de Beagle, no extremo sul do continente.

Para a presidente Bachelet, superar as antigas hipóteses do conflito deu lugar a uma “nova etapa de cooperação, transparência, confiança e associação política, para projetar de maneira conjunta nosso esforço para construir uma região e um mundo mais estável”.

A oportunidade também servirá para saudar as atuais e boas relações entre o Chile e a Argentina já que, no dia 30 de setembro desse ano, os dois países assinaram o Tratado de Maipú de Integração e Cooperação, um convênio inédito que aprofunda as relações bilaterais entre as duas nações.

As presidentes chegarão ao Vaticano no mesmo carro, que terá as bandeiras de Chile e Argentina. Será a primeira vez que o Papa Bento XVI receberá dois chefes de Estado ao mesmo tempo.

Na sequência da reunião conjunta, cada presidente, juntamente com sua delegação de cerca de 10 pessoas, se reunirá em particular com o Papa Bento XVI. Os detalhes da viagem estão sendo finalizados pelo núncio apostólico da Santa Sé na Argentina.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas