Gaudium news > Na Itália, retornam especulações sobre data e lugar de beatificação de João Paulo II

Na Itália, retornam especulações sobre data e lugar de beatificação de João Paulo II

Cidade do Vaticano (Terça, 03-11-2009, Gaudium Press) De acordo com reportagem publicada hoje pelo jornal italiano “La Repubblica”, a beatificação do Papa João Paulo II já é um fato consumado. Segundo o texto de autoria do jornalista Orazio La Rocca, Karol Wojtyla deverá ser beato já na próxima primavera (no hemisfério norte) de 2010. Ou seja, até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

Uma questão suscitada pelo texto, no entanto, é sobre o local em que isso deve ocorrer: Vaticano ou Cracóvia, na Polônia, cidade onde o cardeal Wojtyla foi arcebispo antes de sua eleição papal. O jornalista sugere que há uma verdadeira “disputa eclesial-diplomática” sobre o lugar da beatificação do Papa polonês, com dois “partidos” pleiteando o lugar da beatificação. O primeiro “partido”, segundo o jornal, estaria representado pela cúria vaticana e pelo município de Roma, que são pró-Praça de São Pedro. O segundo “partido” seria Cracóvia, cidade que “tem como objetivo obter para si o privilégio da beatificação”.

Enquanto nascem especulações, o Vaticano nem informa nem confirma nenhuma provável data ou local da beatificação de João Paulo II. Em 2010 se completarão cinco anos da morte do Papa polonês. O processo de sua beatificação foi aberto por vontade de seu sucessor, o Papa Bento XVI, em caráter extraordinário, em 13 de maio de 2005. De acordo com o Código de Direito Canônico, é preciso esperar cinco anos após a morte de um candidato à glória do altar para se efetuar a beatificação. O processo ainda está em andamento.

“É uma verdadeira disputa eclesial-diplomática que se está jogando sem aparentes clamores. Certamente, se sabe somente que a tão esperada beatificação acontecerá entre abril e maio de 2010”, escreve Orazio La Rocca no jornal.

O jornalista assegura que os detalhes deverão ser conhecidos na próxima quarta-feira, na apresentação do livro “Um Papa que não morre”, do biógrafo de João Paulo II, o vaticanista e ex-vice-diretor do jornal “L’Osservatore Romano” Gianfranco Svidercoschi. A apresentação acontecerá junto à igreja de São Estanislau, em Roma, chamada de “igreja polonesa” e, segundo La Rocca, estarão presentes mons. Slawomir Oder, padre polonês da diocese de Roma e postulador do processo de João Paulo II, o cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, e Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Santo Egídio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas