Gaudium news > No "Pai Nosso" está a novidade da oração Cristã, diz Papa

No "Pai Nosso" está a novidade da oração Cristã, diz Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29-07-2019, Gaudium Press) Para o Papa Francisco, no Pai Nosso “está a novidade da oração cristã! Ela é o diálogo entre pessoas que se amam, um diálogo baseado na confiança, apoiado pela escuta e aberto ao compromisso solidário”.

No Pai Nosso está a novidade da oração Cristã, diz Papa-FOTO VATICAN NEWS.jpeg

A explicação foi dada pelo Papa durante a reflexão que fez, antes da recitação da oração do Angelus, quando comentava a passagem de São Lucas no trecho do Evangelho em que Nosso Senhor ensina seus discípulos a oração do Pai Nosso.

“novidade da oração cristã”

Na verdade, disse, ali se encontra uma maneira de rezar diferente para a época.

Um modo de rezar que suscitou nos discípulos o desejo de serem “partícipes desses momentos de união com Deus, para saborear plenamente sua doçura”.

E, esse “diálogo entre pessoas que se amam”, é a “novidade da oração cristã”:

“Um diálogo de Filho ao Pai, um diálogo entre filhos e Pai. Esta é a oração cristã”, disse Francisco, para, depois, continuar com seus comentários a propósito do trecho do Evangelho que a liturgia propõe para o XVII Domingo do Tempo Comum.

O Papa Francisco falava, então, para milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, quando destacou também que, quando ensina a oração do Pai Nosso, Jesus encoraja seus discípulos, e a nós também, a sermos insistentes na oração.

“Mestre, ensina-nos a rezar…”

Os discípulos – explica o Papa – ” Podem constatar que a oração é uma dimensão essencial na vida de seu Mestre. Na verdade, cada ação importante é caracterizada por prolongados momentos de oração”.

Eles sabiam rezar segundo a tradição judaica da época, “mas também desejam poder viver a mesma “qualidade” da oração de Jesus”.

Por isso, os discípulos, numa ocasião em que Jesus concluía suas orações, pedem a Ele que lhes ensine a rezar, disse Francisco.

Jesus ensina a Rezar

Ao responder aos discípulos, Nosso Senhor, “não dá uma definição abstrata da oração, nem ensina uma técnica eficaz para rezar e “obter” alguma coisa”, mas convida seus seguidores a fazerem a experiência de oração, colocando-os diretamente em comunicação com o Pai, despertando neles um anseio por um relacionamento pessoal com Deus, com o Pai”.

Neste sentido, dá a eles a oração do “Pai Nosso”, “talvez o dom mais precioso que nos foi deixado pelo divino Mestre em sua missão terrena”, ensina o Papa, afirmando ainda:

” Aqui está a novidade da oração cristã! Ela é o diálogo entre pessoas que se amam, um diálogo baseado na confiança, apoiado pela escuta e aberto ao compromisso solidário ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas