Gaudium news > Jesuítas do Brasil celebram 470 anos da chegada dos primeiros missionários

Jesuítas do Brasil celebram 470 anos da chegada dos primeiros missionários

São Paulo – Indaiatuba (Segunda-feira, 29-07-2019, Gaudium Press) Entre os dias 24 a 26 de julho, por volta de 340 jesuítas e colaboradores leigos e leigas da Província do Brasil, se reuniram no Mosteiro de Itaici, localizado em Indaiatuba (SP), para celebrar os 470 anos da chegada dos primeiros missionários inacianos em solo brasileiro.

Jesuítas do Brasil celebram 470 anos da chegada dos primeiros missionários.jpg

“Estamos aqui reunidos por razões muito importantes. E a razão mais importante é o próprio Senhor que nos chamou, Ele que nos guia. É por causa Dele que queremos conviver, agradecer e também renovar o nosso espírito como Corpo Apostólico, jesuítas, leigos e leigas que trabalhamos a partir do carisma inaciano”, afirmou o Provincial, Padre João Renato Eidt, em seu discurso de boas vindas.

Referindo-se aos 470 anos da chegada dos jesuítas ao Brasil e também pelos 4 anos e 8 meses da criação da Província do Brasil, o Padre Francys Silvestrini, professor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), destacou: “Nós pertencemos a uma história que nos precede há muito e somos também agentes que estamos preparando a história. Se Deus quiser, outros agentes virão. Então, que essa memória tenha a memória remota, do presente e do futuro, o que sonhamos e construímos juntos”.

Jesuítas do Brasil celebram 470 anos da chegada dos primeiros missionários 2.jpg

O primeiro Encontro da Província do Brasil 2019 refletiu também sobre o desafio da evangelização na região amazônica, onde uma grande maioria das comunidades rurais e ribeirinhas fica sem acesso à Eucaristia, centro da vida e da espiritualidade cristã.

Além disso, o Padre Claudio Paul, assistente Regional da América Latina Meridional da Companhia de Jesus e representante do Superior Geral da Companhia de Jesus, tratou sobre as Preferências Apostólicas Universais ministrou uma palestra sobre as Preferências Apostólicas Universais. O sacerdote refletiu sobre o que a Ordem religiosa deseja alcançar por meio dessas orientações e quais os desafios que elas trazem. O jesuíta falou ainda sobre a importância da colaboração, pois todos somos colaboradores na missão de Cristo.

Jesuítas do Brasil celebram 470 anos da chegada dos primeiros missionários 1.jpg

“Não é uma questão de encaixar as Preferências Apostólicas em nossos cotidianos, mas devemos nos perguntar onde queremos chegar daqui a 10 anos, sendo animados, focados e estimulados por essas preferências da Companhia”, explicou o Padre Claudio Paul. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas