Gaudium news > Bento XVI envia mensagem nos dez anos de sua visita a Romano Canavese

Bento XVI envia mensagem nos dez anos de sua visita a Romano Canavese

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29-07-2019, Gaudium Press) Depois de passados dez anos de sua visita a Romano Canavese, na diocese de Ivrea, no norte da Itália, o Papa Emérito Bento XVI enviou mensagem de agradecimento ao pároco da cidade padre Jacek Peleszyk, no aniversário da “alegre acolhida” recebida por ele.

Bento XVI envia mensagem nos dez anos de sua visita a Romano Canavese-Foto Arquivo Gaudium Press).jpg

A visita foi realizada no dia 19 de julho de 2009 à terra natal do cardeal Tarcisio Bertone. Na ocasião o Papa emérito recitou a oração mariana do Angelus.

A mensagem de Bento XVI

O Papa emérito exorta a “mobilizar todas as energias positivas para dar segurança e esperança neste momento difícil do contexto social e cultural”.

Eis a mensagem:

“Recordo com prazer aquele dia de festa e agradeço mais uma vez pela alegre acolhida que recebi.

O nome desta cidade recorda vínculos bimilenários de Canavese com Roma. A fé cristã marcou a longa história do seu município e a imponente igreja paroquial demonstra este fato.

Meus auspícios é de que vocês continuem a se nutrir com os valores fundamentais que alimentaram seus concidadãos , assim como a mobilizar todas as energias positivas para dar segurança e esperança neste momento difícil do contexto social e cultural.

Confio todos vocês com a oração à materna proteção de Maria e dos seus Santos Padroeiros, e abençoo de coração as famílias, os doentes e os idosos, as crianças e os jovens”.

Missa presidida pelo cardeal Bertone

Para recordar o evento foi realizada na cidadezinha uma celebração eucarística presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado emérito.

Na sua homilia, o cardeal definiu o Papa emérito um “modelo de oração”. Um homem de Deus, acrescentou, que passa seus dias em meditação e em oração fervorosa acompanhando assim o caminho da Igreja e do seu sucessor Papa Francisco.

Angelus de 2009

Durante o Angelus, dia 19 de julho de 2009, o Papa emérito tinha sublinhado que “a Providência ajuda sempre quem faz o bem e se empenha pela justiça; ajuda quantos não pensam apenas em si mesmos, mas também naqueles que estão pior do que eles”.

“Os valores fundamentais da família e do respeito pela vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar o cansaço e o sacrifício, o forte vínculo com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa foram, ao longo dos séculos, a sua verdadeira força.

Serão estes mesmos valores que permitirão às gerações contemporâneas construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, onde todos os vários âmbitos, as instituições e a economia são permeados de espírito evangélico (Bento XVI, Angelus de 19 de Julho de 2009) “

Bento XVI cidadão honorário de Romano Canavese

A ligação de Bento XVI com Romano Canavese é marcada por vínculos de afetos.

O município italiano conferiu-lhe em 2010 a cidadania honorária. Na ocasião Bento XVI tinha recordado a “longa história de fé” da cidade.

“O conferimento da cidadania honorária confirma a estima, a proximidade e o afeto que sentis em relação a mim; com este gesto, num certo sentido, quisestes acolher-me na grande família de Romano Canavese, mesmo se a minha presença nunca poderá ser física, mas certamente será cordial e fraterna.

Sentir-me-ei de certa forma parte da vossa gloriosa história, que afunda as raízes no segundo século antes do nascimento de Cristo e teve momentos de particular relevo, sobretudo na alta Idade Média e no século XIX.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas