Gaudium news > Arquidiocese de Nagasaki fará peregrinaração a Roma e ao Papa no aniversário de ataque nuclear

Arquidiocese de Nagasaki fará peregrinaração a Roma e ao Papa no aniversário de ataque nuclear

Nagasaki (Quarta, 03-11-2009, Gaudium Press) A arquidiocese da cidade japonesa de Nagasaki anunciou nesta quarta-feira que fará uma peregrinação à Europa no ano que vem, quando se completarão 65 anos do ataque nuclear americano à cidade, informou a Radio Vaticana e a agência de notícias italiana Ansa.

De acordo com o arcebispo local, dom Joseph Mitsuaki Takami, o grupo deverá visitar a Itália e a Espanha. A passagem europeia também incluirá, segundo ele, uma audiência particular com o Papa Bento XVI no Vaticano. “Nosso objetivo é renovar a mensagem de paz e criar um mundo pacífico”, afirmou o religioso.

Dom Takami acredita que participarão da peregrinação, que deverá ser realizada se entre 20 de abril e 1º de maio de 2010, entre 50 e 60 fiéis, muitos deles “hibakusha” (termo japonês ara designar vítimas de bombas atômicas). Os peregrinos também levarão ao Vaticano a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Igreja de Uragami, única parte da estátua da Virgem de uma igreja local que não foi destruída durante o bombardeio de 1945.

Ataques

No momento do impacto das bombas atômicas, no dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima e três dias depois em Nagasaki, estima-se que morreram de forma imediata 100 mil e 74 mil pessoas nas cidades, respectivamente. Ao longo dos anos, no entanto, esse número ficou ainda maior devido às mortes indiretas causadas pela radiação e pela exposição ao material nuclear.

Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde japonês, os atingidos direta e indiretamente pelos ataques somam cerca de 275 mil.

O ataque às cidades japonesas pelos americanos levou à rendição incondicional do império japonês no dia 15 de agosto de 1945 e acarretou no aceleramento do fim da Segunda Guerra Mundial, cujo armistício foi assinado em 2 de setembro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas