Gaudium news > Papa recebeu 5 mil escuteiros europeus

Papa recebeu 5 mil escuteiros europeus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-08-2019, Gaudium Press) No último sábado, 03/08, o Papa Francisco recebeu no Vaticano um grupo de 5 mil escoteiros oriundos de 21 países europeus. Também estavam presentes escoteiros de outras regiões incluindo jovens de países da América Latina e do Norte.

Papa recebeu 5 mil escuteiros europeus-FOTO VATICAN NEWS.jpg

Euromoot – 2019

Os jovens participaram do ‘Euromoot’ 2019. O encontro reuniu guias e escuteiros da Europa com idades entre os 16 e os 21 anos, e também alguns guias mais velhos.

Encontro como Papa

Durante o encontro festivo que os participantes teveram com o Papa e que foi realizado na Sala Paulo VI, Francisco, entre outras palavras, disse-lhes:

“Sejam construtores ativos de sociedades reconciliadas e integradas, que dão vida a uma Europa renovada.
Lembrem-se que o escotismo quer formar homens e mulheres, que mantêm a rota justa: a rota do bem”, declarou Francisco,

O Papa agradeceu a presença de todos e elogiou a coragem de ter percorrido tantos quilómetros, com liberdade, em vez de ficara fechados num quarto a olhar para o celular.

A audiência com o Papa aconteceu 25 anos após o encontro com São João Paulo II; o programa prosseguiu na Basílica de São Pedro, com a Missa de encerramento presidida pelo cardeal Angelo Bagnasco.

Visitas aos Santos

O Papa referiu-se às cinco etapas percorridas pelos escoteiros, seguindo santos católicos que viajaram pela Europa: Paulo de Tarso, Bento de Núrsia, Cirilo e Metódio, Francisco de Assis, Catarina de Sena:

“Eles não esperavam nada da vida ou de alguém, mas confiaram em Deus, arriscando as suas vidas, colocando-se em jogo, em marcha, para realizar os seus grandes sonhos, que ainda hoje são exemplo para nós. Eles deram as suas vidas, não a pouparam”, comentou o Papa.

Exortação

Francisco deixou como conselho uma exortação aos participantes:

“Encorajo-os a preparar o caminho do Senhor, onde quer que estejam”.

“É fácil reconhecer o caminho do Senhor: é aquele que tem o sentido de doação, que deixa o mundo se desenvolver”, acrescentou.

 

Associação privada de fiéis, de direito pontifício

A União Internacional dos Guias e Escoteiros da Europa – Federação de Escoteiros da Europa (UIGSE-FSE) é reconhecida pela Santa Sé como associação privada de fiéis, de direito pontifício.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas