Gaudium news > CNBB promove e difunde mês dedicado às Vocações e Ministérios Eclesiásticos

CNBB promove e difunde mês dedicado às Vocações e Ministérios Eclesiásticos

Brasília – DF (Terça-feira, 09-08-2019, Gaudium Press) – Desde 1981, as dioceses e as regiões pastorais da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) celebram o mês vocacional em agosto como “um momento especial de reflexão e oração pelas vocações e os ministérios”.

Mes Vocacional 2019.jpg

Saber perceber e responder ao chamado de Deus

Neste ano de 2019, como indica uma nota divulgada pela CNBB, o mês dedicado às vocações está inspirado no 4º Congresso Vocacional do Brasil, que será realizado de 5 a 8 de setembro, no Santuário Nacional de Virgem Aparecida, tendo como tema: “Vocação e discernimento”, ou seja, “saber perceber e, portanto, responder ao chamado de Deus”, explicou o presidente da comissão para os ministérios ordenados e a vida consagrada, o Bispo Dom João Francisco Salm, bispo da diocese de Tubarão, no estado de Santa Catarina.

Mês Vocacional – Domingo a domingo

Cada um dos domingos do mês de agosto será dedicado a uma vocação particular.

Por exemplo, no primeiro domingo do mês, que foi o dia 04 de agosto e que coincidiu com as comemorações do dia de São João Maria Vianney e com o dia do padre, foi celebrada a vocação para o ministério ordenado: diáconos, sacerdotes e bispos.

O segundo domingo de agosto será dedicado à vocação para a vida e a família, sendo dedicada uma especial atenção aos pais.

O terceiro domingo de agosto será dedicado à vocação para a vida consagrada, os religiosos e leigos consagrados.

O quarto domingo de agosto, explica Dom Francisco Salm, será dedicado ao chamado de Deus, enquanto membros da Igreja, a todos os filhos e filhas de Deus que tem um chamado particular para o serviço e uma presença específica na Igreja e no mundo. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas