Gaudium news > Card. Rodé explica Visitação Apostólica dos Institutos Americanos de Mulheres Religiosas

Card. Rodé explica Visitação Apostólica dos Institutos Americanos de Mulheres Religiosas

Cidade do Vaticano (Quarta, 04-11-2009, Gaudium Press) A Visitação Apostólica dos Institutos de Mulheres Religiosas nos Estados Unidos, anunciada em janeiro deste ano, consiste em duas fases, informou ontem o cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

A justificativa para a Visitação, segundo ele, é “analisar os aspectos fundamentais das mulheres religiosas nos Estado Unidos” com esperança de “encorajar vocações e assegurar um futuro melhor para as mulheres religiosas”.

Em setembro do ano passado, aconteceu no Stonehill College, nos Estados Unidos, um simpósio sobre vida religiosa, que tentou compreender como “os desafios enfrentados por religiões individuais e suas congregações podem beneficiar a Igreja como um todo, bem como as irmãs e os institutos envolvidos”.

Na primeira fase da Visitação Apostólica, o “Instrumentum Laboris” foi enviado a todas as superiores para “consideração fervorosa, estudo e discussão aberta” de cada irmã. Mais de três quartos das superioras-gerais comunicaram suas esperanças e preocupações diretamente à Irmã Mary Clare Millea, A.S.C.J., a Visitadora Apostólica.

Agora teve início a segunda fase da Visitação, quando as superioras nos Estados Unidos passam a responder um questionário que irá traçar um amplo perfil da realidade atual de cada instituto e suas projeções futuras.

O Centro para Pesquisa Aplicada no Apostolado (Cara), da Universidade de Georgetown, foi escolhido para cooperar na coleta de informações e na preparação de um relatório analítico dos dados padrões e objetivos contidos na parte A do questionário. O relatório será posteriormente tornado público.

Qualquer Visitação Apostólica da Santa Sé é conduzida “ad inquirendum et referendum” (i.e., estudada e referenciada). O dicastério somente formula qualquer conclusão ou plano de ação quando o relatório final do Visitador é avaliado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas