Gaudium news > Arquidiocese de Florianópolis prepara Jubileu do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC)

Arquidiocese de Florianópolis prepara Jubileu do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC)

Brusque (Quarta, 04-11-2009, Gaudium Press) A 25ª Assembleia Regional Sul 4 do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da arquidiocese de Florianópolis, realizada no mês de outubro, teve como principal meta a preparação dos 50 anos do movimento no país. O evento, ocorrido na cidade de Brusque, teve como lema “Que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé”, e temas “Peregrinos rumo ao Jubileu” e “Relançamento do MCC no Brasil”.

O encontro reuniu mais de 100 cursilhistas dos grupos executivos diocesanos de Florianópolis, Rio do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Blumenau e Caçador. A Assembleia contou ainda com a presença do Pe. Francisco de Assis Wloch, secretário executivo do Regional Sul 4 da CNBB e do Pe. José Gilberto Beraldo, assessor nacional do MCC durante todo o evento.

De acordo com os organizadores, além da avaliação do planejamento das atividades, o encontro tratou da proposta de relançamento do MCC à luz do Documento de Aparecida, seguindo um projeto que culmina com a comemoração do Jubileu de Ouro do Movimento no Brasil, em 2012.

A intenção, conforme destaca o coordenador do Cursilhos da cidade de Brusque, Edésio de Oliveira, é realizar um triênio com eventos preparatórios baseados no plano de ação “Ver, Julgar, Agir e Avaliar”, com um enfoque a cada ano. Assim, o “Triênio para o Jubileu de Ouro do MCC no Brasil” será elaborado seguindo as orientações do Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Neste ano já está sendo realizada a primeira etapa, o “Ver”, no qual o movimento avalia suas atividades no Brasil para conhecer seu “verdadeiro rosto”, anseios, dificuldades, pontos negativos e positivos, acertos e erros. Em 2010 será enfocado o “Julgar”, estabelecendo uma análise do movimento com os modelos a serem seguidos.

Em 2011 será a vez do “Agir”, quando se criará um Plano de Evangelização Participativo, buscando eficácia na aplicação do carisma do MCC, que é o de evangelizar os ambientes onde o cursilhista transita. E, finalmente, em 2012, será vivenciado o Ano Jubilar, com a realização do I Congresso do MCC do Brasil, celebrando e avaliando todo o processo de preparação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas