Gaudium news > A Fé é capaz de iluminar as "noites" da vida, diz Papa no Angelus

A Fé é capaz de iluminar as "noites" da vida, diz Papa no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-08-2019,Gaudium PressMilhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no domingo, 11/08, rezaram com o Papa Francisco, ao meio dia, a oração mariana do Angelus.

A Fé é capaz de iluminar as noites da vida, papa-angelus,foto VaticanNews.jpg

Antes de rezar com os fiéis, o Papa fez uma pequena alocução quando fez algumas reflexões sore o trecho do Evangelho do dia no qual Nosso Senhor Jesus Cristo recomenda aos seus discípulos à vigilância constante: Deus continuamente passa por nossa vida e é necessário captar essa passagem que sempre nos orienta para o Pai.

A verdadeira Fé abre o coração

“A verdadeira fé abre o coração ao próximo e encoraja a comunhão com os irmãos, especialmente com aqueles que estão na necessidade”, disse Francisco.

Para o Pontífice, “ninguém pode retirar-se intimamente na certeza da sua própria salvação, desinteressando-se dos outros”.

E ele continuou, aconselhando: “a não criar raízes em cômodas e tranquilizadoras habitações, mas abandonar-se com simplicidade e confiança à vontade de Deus, que nos guia para a próxima meta.”

A vida de fé não é estática, é dinâmica

A Fé n”O Senhor sempre caminha conosco e tantas vezes nos pega pela mão, para nos guiar, para não errarmos neste caminho tão difícil. De fato, quem confia em Deus sabe bem que a vida de fé não é algo estático, mas é dinâmica: é um caminho contínuo, para ir para etapas sempre novas, que o próprio Senhor indica dia após dia. Porque Ele é o Senhor das surpresas, o Senhor das novidades, mas das verdadeiras novidades”.

Manter acesa a lâmpada da Fé

Nos é pedido mantermos as “lâmpadas acesas” para sermos capazes de iluminar a escuridão da noite. Somos convidados, isto é, a viver uma fé autêntica e madura, capaz de iluminar as muitas “noites” da vida, recordou Francisco;

“E sabemos, todos nós tivemos dias que eram verdadeiras noites espirituais”. “A lâmpada da fé precisa ser alimentada continuamente, com o encontro coração a coração com Jesus na oração e na escuta da sua Palavra”.

Onde está a essa lâmpada

A lâmpada do encontro com Jesus está na Palavra de Jesus, na oração.

“Esta lâmpada do encontro com Jesus na oração e na sua Palavra nos é confiada para o bem de todos”: “é uma fantasia crer que alguém possa iluminar-se de dentro. Não! Isso é uma fantasia”.

Vigilância: Estar pronto para o encontro último

Para nos fazer compreender a atitude de espera, Francisco disse ainda que Jesus, conta a parábola dos servos que esperam o retorno do patrão quando regressa de um casamento, apresentando assim outro aspecto da vigilância: estar prontos para o encontro último e definitivo com o Senhor.

Cada um vai encontrar com Ele, cada um de nós tem a sua própria data para o encontro final:

“A vida é um caminho em direção à eternidade; por isso, somos chamados a fazer frutificar todos os talentos que temos, nunca esquecendo que não temos aqui a cidade estável, mas estamos à procura da cidade futura”, destacou Francisco para logo concluir:

“cada momento se torna precioso”!
(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas