Gaudium news > “Caminhada com Maria” leva 2 milhões de fiéis para as ruas de Fortaleza

“Caminhada com Maria” leva 2 milhões de fiéis para as ruas de Fortaleza

Fortaleza (CE) (Sexta-feira, 16-08-2019, Gaudium Press) As ruas da capital do estado do Ceará foram literalmente tomadas por mais de 2 milhões de pessoas que participaram na quinta-feira, 15 de agosto, da “Caminhada com Maria”, para homenagear Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

Caminhada com Maria leva 2 milhões de fiéis para as ruas de Fortaleza-Foto Arquidiocese Fortaleza.jpg

Neste ano, o evento chegou à sua 17ª edição, com o tema “Com Maria caminhamos na construção da Paz”.

Os fiéis saíram do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguiram até a Catedral Metropolitana, no Centro da capital cearense, onde a imagem da Virgem foi coroada.

Durante a Caminhada com Maria deste ano, os fiéis fizeram um momento de oração pela paz em um local histórico da cidade, a Ponte do Rio Ceará.

Além de orações, todos entoaram uma canção composta especialmente para esta edição do evento

Como se sabe, a capital do Ceará nasceu junto da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção localizada à margem esquerda da foz do riacho Pajeú, sobre o monte Marajaitiba.

Nossa Senhora da Assunção tirada oficialmente do nome da capital cearense, contudo Nossa Senhora da Assunção não saiu do coração do povo.

No percurso de 12,5 Km, a imagem de Nossa Senhora da Assunção foi conduzida por homens da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro. 

Além deles, pelo menos mil voluntários se empenharam para que a procissão fosse realizada com todo brilho.

Caminhada com Maria leva 2 milhões de fiéis para as ruas de Fortaleza --Foto Arquidiocese1.jpg

“Com Maria caminhamos na construção da Paz”

“Que todos sejamos mais conscientes, com a Graça de Deus, para construirmos juntos uma cidade mais pacífica, mais fraterna e mais justa”, disse na palavra oficial de abertura do evento, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, idealizador da caminhada.

Padre Antônio Francileudo, o coordenador da Caminhada, explicou antes da realização do evento que “essa perspectiva do tema é a chamada para a reflexão sobre a paz, rezar pela paz e construir a paz, e vem no contexto da violência que vivenciamos em Fortaleza”.

Fortaleza é tida como sendo a capital mais violenta do país.
Uma pesquisa realizada com base em dados de 2017, houve mais de 5 mil homicídios naquele ano.

A caminhada

A Caminhada com Maria surgiu em 2003, por iniciativa de Dom José Antônio, para comemorar o jubileu da Diocese do Ceará.
Tornou-se um evento tradicional em Fortaleza e, em 2015, foi proclamado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A Lei Nº 13.130, que estabeleceu este título ao evento, tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas