Gaudium news > "Acordo Brasil-Santa Sé" terá Congresso Internacional em Goiânia

"Acordo Brasil-Santa Sé" terá Congresso Internacional em Goiânia

Goiânia – GO (Segunda-feira, 19-08-2019, Gaudium Press) Entre os dias 03 e 05 de setembro próximo será realizado, em Goiânia, capital do estado de Goiás o Congresso Internacional sobre o “Acordo Brasil-Santa Sé”.
O evento que tratará deste importante dispositivo legal será realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Acordo Brasil-Santa Sé terá Congresso Internacional em Goiânia.jpg

O Congresso

O Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé objetiva estudar, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, o fundamento conceitual e jurídico da relação entre o Estado e as Instituições Religiosas, tendo como ponto de partida o Acordo Brasil-Santa Sé.

Durante a realização do evento será buscado o aprofundamento do tema da laicidade do Estado em relação ao fator religioso como componente da dimensão humana.

O Congresso é organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Arquidiocese de Goiânia e Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade de 2019, Fraternidade e Políticas Públicas.

Acordo Brasil-Santa Sé

O dispositivo legal acordado entre os dois Estados foi assinado em novembro de 2008 e prevê o tratamento a ser dado às organizações eclesiásticas que, além dos seus fins religiosos, também têm objetivos de assistência e solidariedade social; ao patrimônio histórico, artístico e cultural da Igreja e aos lugares de culto.

O “Acordo Brasil -Santa Sé” prevê também a liberdade de ser prestada assistência religiosa e espiritual aos doentes ou pessoas privadas de liberdade e da educação religiosa nas escolas.

Os temas abordados durante o Congresso Internacional terão a contribuição de advogados, promotores de Justiça, religiosos e bispos provenientes do Brasil e também da Argentina.

Através de conferências e mesas-redondas, especialistas analisarão as conquistas na implementação do Acordo, debatendo temáticas como os tribunais eclesiásticos, vínculo empregatício, imunidade tributária e o Código de Direito Canônico. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas