Gaudium news > Na Polônia, 80 mil peregrinos abraçam Nossa Senhora na Festa da Assunção

Na Polônia, 80 mil peregrinos abraçam Nossa Senhora na Festa da Assunção

Cracóvia -Polônia (Terça-feira, 20-08-2019, Gaudium Press) Próximo à cidade de Cracóvia, na Polônia, encontra-se o Santuário de Kalwaria Zebrzydowska.

Santuário de Kalwaria Zebrzydowska-Arquivo Gaudium Press.jpg

Cerca de 80 mil peregrinos participaram das celebrações da Assunção de Maria que foram concluídas no domingo, 18/08.

Os peregrinos participaram da procissão e missa, presidida pelo Card. Zenon Grocholewski, ex-prefeito da Congregação para a Educação Católica, que fez uma homilia falando de Maria como “nossa Mãe, a Mãe de todos nós, a Mãe de cada um de nós”.

Na oportunidade, o cardeal polonês também lembrou da forte relação existente entre João Paulo II e o santuário mariano. Ele ia com frequência ao Santuário quando era criança e, depois, “como jovem, sacerdote, bispo, arcebispo de Cracóvia, cardeal e Papa”.

Ao final da homilia, na missa da Assunção de Maria – uma das celebrações mais procuradas pelos peregrinos no santuário, o Card. Zenon pediu orações também aos pastores da arquidiocese local, “que corajosamente defendem a verdade e a lei de Deus contra todo tipo de ideologia destrutiva”. E concluiu:

” Maria, amada Mãe, reza por nós, pela Polônia e pelo mundo inteiro. “

Um milhão de peregrinos por ano

O Santuário de Kalwaria Zebrzydowska é um dos centros de peregrinação mariana mais frequentados na Polônia.

Em Kalwaria Zebrzydowska, situada a algumas dezenas de quilômetros de Cracóvia, encontra-se o santuário de Paixão e de homenagem à Santa Virgem.

O Kalwaria, chamado de “Jerusalém polonês”, desde há mais de quatrocentos anos gerações e gerações de peregrinos que percorrem o Calvário que representa o caminho da paixão de Cristo, algo como a Via Sacra.

O Santuário foi fundado por Miko?aj Zebrzydowski, para quem a topograia do terreno em volta faz lembrar Jerusalém.

A custódia e guarda do santuário foi confiada aos padres bernardinos para os quais, logo foram edificadas uma igreja e um convento.

Nos morros que circundam o local foram construídos 42 oratórios e pequenas igrejas que reproduzem a topografia de Jerusalém, como apresentada no Evangelho. Todo o terreno foi dividido em duas partes chamadas “rotas”: “Rotas de Jesus” e “Rotas de Nossa Senhora”. Ambas tem o mesmo percurso e o que varia é a direção da marcha.

Kalwaria Zebrzydowska e Santuário Mariano de Jasna Góra, em Cz?stochowa

Ao lado do santuário mariano de Jasna Góra (Monte Claro) localizado em Cz?stochowa, Kalwaria Zebrzydowska é a meta de peregrinação mais importante.

A Cada ano mais de ali chegam mais de um milhão de fiéis.

O peregrino mais famoso era o Papa João Paulo II que várias vezes visitou Kalwaria que para ele era um dos lugares preferidos de oração.

Mistérios da Paixão

Kalwaria Zebrzydowska é famosa pelos mistérios da Paixão de Jesus que são realizados na Semana Santa e é um dos mais antigos e maiores da Europa.

Na Sexta-feira Santa ali se reúnem mais de 100 000 pessoas.

O Santuário foi inserido na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, por ser “de grande beleza e importância espiritual”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas