Gaudium news > Bispos ucranianos vão a Florença para venerar relíquia de S. João Crisóstomo

Bispos ucranianos vão a Florença para venerar relíquia de S. João Crisóstomo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-08-2019, Gaudium Press) Bispos da Igreja Greco-Católica ucraniana, deverão fazer uma peregrinação a Roma no próximo mês de setembro para venerar relíquias de São João Crisóstomo.

Bispos ucranianos vão a Florença para venerar relíquia de S. João Crisóstomo-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Os restos mortais do Santo estão sepultados na Basílica de São Pedro e um fragmento de suas relíquias podem ser venerados na Catedral de Santa Maria del Fiore.

São João Crisóstomo foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio V, em 1568. Sua festa é comemorada a 14 de setembro.

A visita

A iniciativa da visita é da Paróquia ucraniana greco-católica de Florença, que conta com o apoio da Arquidiocese e o patrocínio da Prefeitura, da Fundação Giorgio La Pira e da Associação Ucrânia-Florença “Lilea”.

Concílio de Florença

O pároco da comunidade ucraniana, padre Volodymyr Voloshyn (Don Vladimiro) explica que, sem dúvida, além da recordação da memória de São João Crisóstomo, “é bonito que durante esta peregrinação também se recordará outros dois eventos de graça significativos:

o 580º aniversário do Concílio de Florença (6 de julho, de 1439), que teve a participação significativa do cardeal Isodoro, Metropolita de Kiev, e do 55 º aniversário da visita a Florença do mártir da fé cardeal Josyf Slipyj”, perseguido e preso por vários anos nas masmorras comunistas.

A peregrinação será realizada de 13 a 15 de setembro e contará com a presença e participação ativa de um coral vindo da Ucrânia para animar diversas atividades e celebrações.

Lembrança especial

A sexta-feira, 13 de setembro, será dedicada ao Venerável Giorgio La Pira:
às 21h, na Basílica da Santa Anunciação, haverá a celebração do antigo hino mariano Akathistos dedicado à Mãe de Deus.

O hino será cantado em ucraniano pelo coro “Felício”, da Ucrânia, e em italiano pelo coro “Ecce Ancilla Domini” da Santíssima Annunziata.

Padre Volodymyr explicou que “Com esta celebração gostaríamos de recordar La Pira, que ao retornar da Rússia em agosto de 1959 pediu ao padre Divo Barsotti que fizesse um texto do Akathistos para enviá-lo a todos os bispos da Itália, que estavam em preparação ao Concílio Ecumênico Vaticano II, pedindo a eles para favorecer o conhecimento da espiritualidade oriental”.

Programa

No sábado, 14 de setembro, Festa de São João Crisóstomo, às 18 horas, no Batistério de San Giovanni, celebração do Hino Akathistos a São João Crisóstomo, em italiano e ucraniano, a cargo do Coral ucraniano “Felicio” (Ucrânia).

No domingo, 15 de setembro, o dia será dedicado à memória do Concílio de Florença.

Às 13h15, procissão dos bispos e sacerdotes, com saída do Batistério;
às 13h30, na Catedral de Santa Maria del Fiore, Divina Liturgia Pontifícia, presidida por Sua Beatitude Sviatoslav, líder da Igreja Greco-Católica ucraniana, e concelebrada por todos os bispos e sacerdotes na presença do cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florença.

A liturgia será animada pelo coro “Felicio” (Ucrânia) e pelo coral dos monges da Fraternidade Monástica de Jerusalém (Abadia Fiorentina).

À tarde, também haverá um encontro no Palazzo Vecchio, para comemorar a viagem a Moscou e Kiev de Giorgio La Pira e a geminação entre a Cidade Metropolitana de Florença e a capital ucraniana de Kiev, sancionada em 1967.

Restos mortais na Basílica de São Pedro

João Crisóstomo, ou João de Antioquia, nasceu na Antioquia da Síria, entre 344 e 354 e faleceu em Comana Pontica a 14 de setembro de 407.

São João Crisóstomo era bispo e teólogo grego. Foi arcebispo de Constantinopla. É comemorado como um Santo pela Igreja Católica e é um dos 36 Doutores da Igreja Católica.

Transportados para Roma, os restos mortais de São João Crisóstomo foram colocados na Basílica de São Pedro, onde ainda estão preservados.

Segundo uma tradição, não confirmada por outras fontes, as relíquias de São João teriam chegado a Roma na época da quarta Cruzada, depois do saque de Constantinopla em 1204.

Em 1568 ele foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio V.

Igreja Greco-Católica Ucraniana,

A Igreja Greco-Católica Ucraniana, também denominada simplesmente de Igreja Católica Ucraniana, é uma das Igrejas sucessoras da aceitação do Cristianismo pelo Grão-Príncipe Vladimir, o Grande, (em Ucraniano Volodymyr) de Quieve, em 988.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é a maior Igreja particular sui iuris do Rito Oriental em plena comunhão com a Santa Sé, e está diretamente sujeita ao Papa.

O Primaz desta Igreja, em união com o Papa, ocupa o cargo de Arcebispo Maior de Kyiv-Halych, apesar de que os hierarcas da igreja já aclamaram o seu primaz como “Patriarca” e a criação de um Patriarcado próprio está pendente.

Hoje esta igreja está presente em muitos países e conta com aproximadamente 40 hierarcas em quatro continentes, além de quatro metropolitas na Polônia, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Na Ucrânia, a Igreja Greco-Católica Ucraniana representa somente pouco mais de 10% da população religiosa do país, ocupando um distante segundo lugar depois da maioria de Ortodoxos.

Como a igreja Ortodoxa Ucraniana foi dividida em ao menos três denominações a partir da independência na década de 1990, a Igreja Greco-Católica tornou-se a segunda maior organização religiosa da Ucrânia em termos de número de comunidades.

Em termos de número de fiéis, a Igreja Greco-Católica Ucraniana ocupa o terceiro lugar, colocando-se atrás da Igreja Ortodoxa Ucraniana – Patriarcado de Quieve e da Igreja Ortodoxa Ucraniana – Patriarcado de Moscou.

Atualmente, a Igreja Greco-Católica Ucraniana predomina em vários oblasts do oeste da Ucrânia e, apesar de presente em todo o país, é uma minoria em todas outras regiões.

Ao unir-se a Roma, à Igreja Ucraniana foi permitido manter o seu rito litúrgico e diversos costumes próprios – que causaram conflito entre grupos desinformados repetidas vezes através da história. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas